25 nov 2019 09:42

Tataki de salmão com pak choi

Ingredientes:

Lombo de Salmão sem espinhas e sem pele

1 Couve Pak Choi

Pimenta preta em grão

Molho de coentros

1 Limão, sumo e raspa

3 colheres de Sopa de vinagre de arroz

2 colheres de Sopa de mirim

2 colheres de Chá de molho de soja

1 Dente de alho

1 colher de Chá de mel

Óleo de sésamo qb

Sal grosso qb

Azeite qb

Preparação:

Num almofariz, coloque os grãos de pimenta preta e sal grosso e reduza a grão fino. Pincele o lombo de salmão com óleo de sésamo, espalhe numa superfície a pimenta preta e cubra o lombo de salmão com a mistura de pimenta de todos os lados exceto as extremidades laterais.

Numa frigideira anti-aderente aquecida, coloque um fio de azeite (pouco) e marque todas as faces do salmão sem cozinhar o interior. Em seguida, retire, pique os coentros e cubra os lados do salmão que tem a pimenta com os coentros. Deixe arrefecer um pouco e envolva em película aderente. Reserve no frigorífico.

Lave e corte a pak choi longitudinalmente. Aproveitando a mesma frigideira onde selou o salmão, coloque um pouco de azeite, o dente de alho picado e o mel. Deixe ganhar cor e cozinhe a pak choi, deixando o lado cortado ganhar uma cor caramelizada, por apenas alguns minutos.

Numa taça, misture o molho de soja, o mirim, o vinagre de arroz, raspa de meio limão e 1 colher de sopa de sumo de limão. Prove, caso necessite de rectificar a intensidade do vinagre ou do sumo de limão coloque mais mirim.

Para servir, retire a pelicula do salmão, corte em fatias e coloque-as no prato juntamente com a pak choi. Regue tudo com o molho de soja e citrinos.

Nota: A pak choi tem que ficar ligeiramente crocante.