15 out 2019 11:40

Madalena de Laranja e gelado de café em solo de café e chocolate

Ingredientes:

Madalenas de Laranja :

Sumo e raspa de 1 laranja

1+1/4 Chávena de açúcar

1/2 Chávena Manteiga

4 Ovos (separar as gemas das claras)

1+3/4 Chávena de farinha

2+1/2 colher de chá com fermento

Gelado de café:

1 Chávena + 1/8 de Leite gordo

1 Chávena + 1/8 de natas

1 Colher de sopa de café solúvel

1 Chávena de açúcar

1 Ovo

Solo de chocolate e café:

100g de Açúcar

75g de Chocolate preto cortado aos pedaços pequenos

3 Colheres de sopa de água

1 + ½ Colher chá de café solúvel

Preparação:

Em primeiro lugar, deve começar pela confecção das madalenas. Para isso, pré aqueça o forno a 170ºC. Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forma de muffins ou madalenas. Numa taça, bata as claras em castelo e reserve.

Noutra taça à parte, bata bem as gemas com o açúcar. Junte o sumo e a raspa de uma laranja. Adicione a farinha e o fermento envolvendo-o bem com uma vara de arames. Junte as claras em castelo aos poucos, envolvendo ( não bater!) bem as claras. Deite o preparado nas formas até ao cimo. Leve ao forno por cerca de 35 minutos. Espete um palito nas madalenas, quando sair seco, estão prontas!

Para conseguir fazer o gelado de café, Leve ao lume uma caçarola com o leite, as natas e metade do açúcar para poder fazer o creme inglês que servirá de base para o gelado. Quando aquecer bem, junte o café e misture bem. Deixe ao lume por mais 5 minutos e reserve.

Á parte, bata bem o ovo e a outra metade do açúcar. Junte em fio um pouco do creme inglês ao ovo com açúcar e certifique-se que fica bem misturado e o ovo não cozeu. Junte o resto do creme inglês e leve ao lume por mais 5 minutos. Reserve e deixe arrefecer completamente. Passe por um passador e leve á máquina de fazer gelados ou preferencialmente á «Kenwood Cooking Chef» que tem todos os acessórios necessários para fazer gelado. Quando estiver cremoso, leve ao congelador.

Por último, e não menos importante, para obter um solo de chocolate e café, leve uma caçarola ao lume com o açúcar e a água. Deixe o açúcar dissolver.

Pode mexer cuidadosamente com uma vara de arames. Quando o açúcar atingir uma cor âmbar, deite rapidamente o chocolate e mexa sem parar com a vara de arames. De inicio irá notar uma consistência semi-liquida e pegajosa. No entanto, continue a mexer sem bater. Desta forma, o chocolate acabará por formar uma textura semelhante a um crumble ou mesmo terra! Junte o café e misture bem.

Para servir, coloque o solo de chocolate e café, por cima as madalenas e por fim o gelado de café. Pode terminar com algumas raspas de laranja.

 

Bom apetite!