30 set 2019 00:26

Arroz thai vermelho com malagueta e manjericão

200g de arroz basmati

1 peito de frango sem pele cortado aos pedaços

2 asas de frango

2 estrelas anis

1 pau de canela

50g gengibre fresco

2 c. chá de curcuma em pó

1 cebola

3 malaguetas vermelhas

2 folhas de lima kaffir

2 dentes de alho

1 molho de coentros

2 limas

Molho de peixe

Açúcar amarelo

Manjericão fresco

1 lata de leite do coco

sal q.b.

pimenta preta q.b.

Óleo de girassol ou de amendoim

Numa tigela tempere os pedaços de peito de frango com sal, pimenta e metade da curcuma em pó. Reserve.
Numa caçarola média, coloque um fio de azeite e as asas de frango. Deixe alourar e caramelizar bem. Junte metade do gengibre cortado grosseiramente, metade da cebola, 1 estrela anis, 1 pau de canela, 1 dente de alho esmagado. Alourar, juntar água e muito pouco sal. Deixe o caldo apurar e ganhar muito sabor.
Numa panela cozer o arroz basmati com uma estrela anis e sal. Depois de cozido, lavar em água corrente fria e reservar no frigorífico.
Num wok ou similar, com um pouco de óleo saltear, o peito de frango durante mais ou menos 5 minutos. Reserve.


Na picadora Kenwood, colocar a outra metade da cebola, 1 alho descascado, o gengibre descascado, 2 malaguetas (retirar as sementes caso não queira o prato muito picante), bastantes coentros, raspa de 1 lima, metade da curcuma em pó, lima kaffir e um fio de óleo. Picar tudo até formar uma pasta.
Aproveite o wok onde salteou o frango (sem limpar) colocar a pasta thai, alourar bem e deixar apurar os sabores. Junte 2 colheres de sopa de molho de peixe, leite de coco, 1 colher de sopa de açúcar amarelo e sumo da lima. Mexer bem e deixar os sabores desenvolverem e ir juntando aos poucos o caldo de galinha feito com as asas. Durante a confecção deve ir provando e retificando tempero. Caso falte sal, junte um pouco mais de molho de peixe. Por fim junte o arroz ao wok envolvendo-o bem com o molho Thai.
Sirva em taças colocando o arroz thai, pedaços do peito de frango por cima do arroz, malagueta cortada em fatias e folhas de manjericão fresco.