No 8º episódio de «Morangos com Açúcar», Crómio é apanhado a fazer o que não deve

  • Morangos com Açúcar
  • 12 dez 2024, 09:20

Em “Morangos com Açúcar”, alunos confrontam Ema (Cecília Borges) para ela contar a verdade sobre quem a atacou, mas Ema mantém o silêncio. Diogo (Afonso Laginha) chega e informa-os que Ricardo (Sebastião Varaine) acordou do coma, mas não sabe muitos detalhes. No mesmo momento, Tadeu (Vitor D'Andrade) e Madalena (Dalila Carmo) chamam Leo (Bernardo Cascais) à direção.

Madalena mostra-se muito desiludida com Leo acusando-o de desonestidade. O jovem fica muito confuso pois está a ser confrontado com algo que não sabe o que é. Leo fica nesse momento a saber que o irmão Tozé (Frederico Barata) tentou subornar o professor Tadeu para que a suspensão de Leo fosse levantada. O choque na cara de Leo diz tudo, jurando que não sabia de nada. A diretora Madalena não tem mesmo outra hipótese a não ser expulsar Leonardo do colégio.

Zé Maria (António Van Zeller) pede desculpa a Harry (Tomás Taborda) por tudo o que aconteceu. Harry não consegue perdoar o ex-namorado e não entende como é que alguém que lhe dá um cão e as chaves do seu apartamento, depois o trai com outra pessoa debaixo do mesmo teto (dado que estavam ambos na festa naquele momento).

Dani (Kim Ostrowskij) e Lucy (Maria Arrais) estão a conversar na escola e Dani está entusiasmada com o Bookclub e a live que vão organizar. Quando arruma as coisas esquece-se da carteira na mesa. Lucy pega na carteira pronta a roubar quando é apanhada (novamente) por Sancho (Oskar de la Fuente). Este confronta-a com o possível roubo e o facto de ela ter espalhado o rumor sobre Alex (Ricardo Reis) ser virgem, além de dizer que ela é uma vergonha e que não vale nada enquanto pessoa. Lucy está desesperada por dinheiro e chora pedindo a Sancho para não a denunciar. Mas Sancho não acredita na palavra da jovem. 

Vanessa pergunta a Ema se já tem alguma informação sobre a audição que fez para a curta-metragem de Pedro Garcia. Ema sorri e diz à mãe que foi a escolhida. Em “Morangos com Açúcar”, Vanessa  levanta-se e abraça a filha com muito orgulho. Ema diz que não sabe como é que ficou com o papel, dado que se enganou três vezes na audição.

Diogo foi o responsável pela expulsão de Leo e conta a Maria Inês (Francisca Frazão) que pediu ao pai (membro do Conselho de Administração) para fazer pressão, conseguindo assim o objetivo. Diogo aproxima-se e tenta beijar a namorada, mas ela mostra-se muito reticente, o que irrita o jovem. Maria Inês acaba por ir embora.

Leo chega ao acampamento e vê o irmão com uma rapariga, mas interrompe o momento dizendo que precisa de falar com ele. Leo diz ao irmão que foi expulso do Colégio por causa dele, dado que Tozé subornou Tadeu. Leo e Tozé discutem sobre o assunto e acabam por andar à porrada. As restantes pessoas do acampamento tentam intervir, mas sem sucesso. Tozé diz que consegue resolver a situação com o irmão.

Sozinho, Tozé fala consigo mesmo e diz que algo vai acontecer a Tadeu, em tom de ameaça.

Kika visita Ricardo no hospital. Ricardo estranha a visita da colega e pergunta-lhe o que é que ela foi lá fazer. Kika assume que não gosta dele, mas que se preocupa. Kika pede a Ricardo que lhe conte o que se lembra do que aconteceu na noite do atropelamento e que Leo é o principal suspeito.

Nico grava um vídeo a cantar uma música para a Diretora Madalena, sendo que a letra tem o nome da Diretora do Colégio. Quando acaba de gravar o vídeo, vai para enviar para a diretora, mas engana-se e envia para o professor Valter/Crómio (Tiago Castro). Depois da sua aula, Valter/Crómio vê o vídeo e percebe para quem é, ficando sem palavras.

Valter/Crómio vai até à casa da Diretora Madalena, mas fica indeciso se bate à porta ou não. Madalena e a psicóloga falam e Valter ouve tudo. As duas amigas falam sobre Dani.

Madalena percebe que Valter/Crómio está encostado à parede e pergunta-lhe o que é que está ali a fazer. Valter/Crómio fica muito nervoso e diz-lhe que só foi ali para saber se ela tinha entrado no sistema.

Leo vai visitar Ricardo ao hospital e chama por ele para o tentar acordar, mas sem sucesso. Nesse momento, Tadeu e a mãe de Ricardo entram no quarto e confrontam Leo. O jovem assume que só queria falar com Ricardo, mas Tadeu expulsa-o.

Mãe de Ricardo aproxima-se do filho preocupada.

Na escola, Valter vê que Nico tenta falar com a professor Madalena. Nico vai em direção a Valter e pergunta-lhe pelo email, mas o professor finge só que não aconteceu nada. Nico agradece a Valter, mas acha estranho ele não ter recebido nada.

Kika leva Leo para casa para falar com ele. Kika informa Leo que falou com Ricardo e garante-lhe que o jovem sabe que não foi Leo quem o atropelou. Leo fica sem reação e pergunta se ele se lembra quem o atropelou. Kika diz-lhe para ele não se preocupar com isso, porque não é importante. O que é importante é que ele é inocente do atropelamento. Leo e Kika falam sobre Ema e Leo diz-lhe que eles terminaram. Kika garante que não sabia de nada e confessa a Leo que sempre gostou dele. Sem perder tempo, Kika beija Leo com intensidade.

Ema sai de casa de malas feitas e deixa carta à mãe. Ema vai para casa do pai e agradece-lhe por a deixar ficar lá em casa. O pai das jovens encaminha Ema para o quarto de Kika e bate à porta. Kika fica sem saber o que fazer… E Leo também.