Eis o grande final de mais uma temporada de «Morangos com Açúcar»

26 dez 2024, 09:00

Em «Morangos com Açúcar», Leo (Bernardo Cascais) abandona Lisboa e regressa para junto da avó. Kika (Beatriz Frazão) vai atrás dele de bicicleta e chama por ele. Leo vê-a a sai disparado do autocarro.

Kika conta a Leo que foi Diogo (Afonso Laginha) quem atropelou Ricardo (Sebastião Varaine) e que este foi preso. Leo simplesmente não quer acreditar.

Leo e Kika visitam Ricardo e tentam perceber tudo o que aconteceu. Ricardo acaba por assentir e conta aos dois que na noite do atropelamento Diogo e Ricardo discutiram. Esta discussão acontece porque Ricardo acredita que foi Diogo quem assediou Ema, o jovem não reage bem e começam a discutir.

Depois da discussão, Ricardo vai dar um passeio quando vê um carro vir na sua direção percebendo que é o carro de Diogo. Antes de desmaiar, Ricardo vê Diogo de pé ao seu lado a olhar para ele. Do lado de fora, Maria Inês (Francisca Frazão) ouve tudo.

Madalena (Dalila Carmo) e Tadeu (Vítor D’Andrade) falam sobre o que aconteceu ao Diogo e Tadeu sente-se culpado por ter exigido a expulsão de Leo. Madalena fica surpreendida com esta “confissão”.

Tadeu retira uma garrafa de whisky da sua gaveta e ambos brindam à paz no Colégio da Barra. Madalena recorda que quando era professora, o diretor era o professor Sapinho e que ela queria provar a ela mesma que conseguia ser a diretora do Colégio da Barra.

O diretor financeiro promete-lhe que vai fazer de tudo para reverter a expulsão de Leo. Madalena mostra-se contente com este gesto.

Nico (Diogo Nobre) espera Madalena e diz-lhe que Mariana acabou com ele por causa dela, porque os viu aos beijos. Madalena não quer acreditar no que está a ouvir.

Tadeu diz a Madalena que viu o pai de Diogo a sair do Colégio. A diretora diz-lhe que o pai do jovem garante que o carro nunca saiu da garagem e a mãe corrobora.

É a palavra de Diogo contra a de Ricardo. Caso Diogo não volte a entrar no Colégio, o pai deste põe a escola em tribunal. Madalena diz que a chave para resolver este caso é Ema (Cecília Borges) dizer quem é que a assediou naquela noite.

Madalena manda mensagem a Ema dizendo para ir ter com ela.

No colégio, os colegas continuam a pressionar Ema para contar toda a verdade e ela diz o nome de Diogo.

Diogo encontra-se com Nico, Alex (Ricardo Reis) e Guga (Alberto Batista) e garante que não teve nada a ver com o atropelamento de Ricardo nem assediou Ema. Alex diz-lhe que ele é igual ao pai e Diogo parte para agressão.

Sancho (Óskar de la Fuente) chega com Harry (Tomás Taborda) ao Colégio e começam a ouvir gritos. Diogo está semi-nu e preso no portão da escola com todos os alunos a gritarem com ele. Diogo suplica a Ema que ela conte a verdade, mas Ema nada faz.

Maria Inês assiste a tudo o que estão a fazer ao namorado, mas nada faz também. Nesse momento, Mónica (Susana Luz) e Kika começam a atirar ovos para Diogo.

Diogo não volta a ir ao Colégio da Barra. Kika acredita que Ema está a esconder alguma coisa.

Kika diz a Ema que viu Leo a entrar no gabinete da Diretora Madalena e acredita que ele vai regressar ao colégio.

Ema fica muito feliz e confessa a Kika que foi muito estúpida com Leo e que lhe quer pedir desculpa. Kika diz à irmã que tem uma coisa muito importante para falar com ela, mas acabam por ser interrompidas com o pedido de desculpa de Mónica a Daniela (Kim Ostrowskij), sendo que esta recusa por saber o que ela fez.

Mónica usa o Book Club para tentar vender maquilhagem e Dani não a perdoa, a não ser que esta assuma tudo o que fez perante os colegas.

Kika escreve uma carta a Ema e deixa-a no quarto da irmã. Nesse momento, Kika sai de casa e vai para o acampamento ter com Leo de mala na mão.

Ema está a conversar com a psicóloga. Esta pergunta-lhe como é que ela se sente ao saber que Diogo já não está no colégio e como é que tem lidado com o distúrbio alimentar.

Nesse momento, Ema recorda-se da noite do ataque e percebe-se que é Tadeu quem ataca a jovem. Este faz isto porque percebe que ela não corresponde aos seus sentimentos.

Mais tarde, Tadeu está no carro com Mónica a quem oferece uma rosa, enquanto lhe passa a mão na perna.