Morangos com Açúcar: Vê o primeiro episódio da nova temporada em fotos
Em «Morangos com Açúcar», Zé Milho (Vítor Fonseca) inicia uma coreografia na cantina do Colégio e alunos juntam-se. O diretor financeiro abandona a cantina incomodado porque o seu almoço foi interrompido.
O novo diretor financeiro, de seu nome Dr. Tadeu (Vítor D’Andrade) vai fazer queixa à nova diretora do Colégio da Barra. Tadeu é o novo diretor financeiro da escola e acredita que os recursos do colégio devem ser alocados aos departamentos de ciências e não ao curso de Artes Performativas. Valter Matoso (Tiago Castro) foi afastado do seu cargo devido às suas políticas permissivas. Há uma nova diretora, Dra. Madalena (Dalila Carmo).
Kika (Beatriz Frazão) procede à apresentação de Ricardo (Sebastião Varaine) como a “a megaestrela do Colégio”. Com apenas 8 anos ganhou o seu primeiro talent show. Já Leo (Bernardo Cascais) aprendeu tudo o que sabe devido a muito esforço, trabalho e dedicação. É bolseiro. O sonho dele é ganhar uma bolsa para o conservatório.
Crómio é professor de Química.
Alunos fazem as audiências para o Curso de Artes Performativas do Professor Zé Milho. Ricardo passa à frente de toda a fila e alunos ficam incomodados. Gustavo (Alberto Batista), ao fazer a audição, começa a ter um comportamento estranho e a tirar a roupa. O professor Zé Milho expulsa-o da audição e diz-lhe para voltar quando começar a levar o curso a sério.
Kika relata a vida de Ema (Cecília Borges) como uma vida complicada, com uma mãe que pôs na cabeça que a filha tem de ser uma estrela. Tudo isto é relatado enquanto dança na sua audição. Uma performance emocionante e muito delicada.
Leo é questionado pelo Dr. Tadeu sobre a sua candidatura à bolsa e refere algumas irregularidades na mesma. Leo não compreende. Dr. Tadeu confronta o aluno com papel que refere que o agregado familiar de Leo tem capacidade financeira para pagar as propinas do colégio. Leo não sabe como reagir porque ele vive só com o irmão.
Leo fica com a bolsa de estudos suspensa e pode ser expulso.
Kika, Sancho (Oskar de la Fuente), Harry (Tomás Taborda) e Zé Maria (António Van Zeller) conversam. Zé Maria tem trabalho para fazer, mas antes de ir embora oferece uma prenda a Harry e pede-lhe para abrir quando estiver sozinho. Harry mostra-se preocupado com o namorado porque este tem muita coisa em mãos entre trabalho e faculdade. Harry acredita que Zé Maria pode estar à beira de um burnout.
Harry acaba por abrir a prenda com Sancho e Kika. Uma prenda misteriosa, Zé Maria deu umas chaves a Harry, mas para quê?
Leo procura carta que Colégio da Barra enviou e a carta está por abrir. Leo descobre que o irmão não paga a renda da casa há meses. Os irmãos recebem uma ordem de despejo.
Tocam à campainha de casa e Leo percebe que é a polícia. Irmãos são expulsos.
Leo e Tozé (Frederico Barata) vão para um acampamento onde começam a viver. Leo não se sente nada confortável com o sítio para onde vai.
Harry desabafa com Kika e Sancho sobre a possibilidade de irem viver juntos. Embora saiba que não há idade para isso acontecer, Harry confessa que não se sente preparado. Ricardo e os amigos aproximam-se e começam a cantar a música de entrada de casamento. Sancho e Harry começam a discutir com o grupo e quase entram numa cena de pancadaria. Kika tenta acalmar os ânimos. Ricardo convida Kika, Harry e Sancho para uma festa em sua casa.
Festa em casa de Ricardo. Kika tenta aproximar-se de Leo e pergunta-lhe se está triste. Ema interrompe a conversa e diz a Leo para irem dançar. Kika fica irritada com aproximação de Leo e Ema.
Ricardo fica incomodado ao ver Ema e Leo a dançar. Ricardo abandona sua própria festa.
Ricardo está visivelmente alterado e apanha Ema sozinha no quarto a mudar de roupa. Ema mostra-se assustada com o comportamento do jovem e tenta afastar-se. No jardim, Leo percebe que Ema pode estar em apuros.
A cena muda para Ema e Ricardo, Ricardo tenta forçar a jovem a fazer algo que ela não quer dizendo-lhe “O que é que ele tem que eu não tenho?”. Ema consegue fugir e abandona a casa a chorar. Ricardo termina festa e expulsa toda a gente de sua casa visivelmente irritado.
Ema está a ir a pé sozinha para casa e sente que está a ser perseguida. Leo, Sancho, Kika e Harry ouvem Ema a gritar.
Ema está a ser atacada por alguém, mas não se perceber quem. Kika liga à polícia.