Quem é o ladrão e o agressor do Colégio da Barra?
Em «Morangos com Açúcar», os alunos reúnem-se no Colégio da Barra e falam sobre o ataque a Ema (Cecília Borges) na noite da festa de Ricardo (Sebastião Varaine). Sancho (Óskar de la Fuente), Kika (Beatriz Frazão) e Harry (Tomás Taborda) explicam aos colegas o que aconteceu e que combinaram encontrar-se ali para abordarem o assunto com Ema com a maior sensibilidade.
Ricardo e Leo (Bernardo Cascais) entram em confronto, porque Leo acredita que possa ter sido Ricardo a atacar a colega, dado que tudo aconteceu logo a seguir à sua festa. Ricardo não reage da melhor forma.
Ema chega ao colégio e Sancho vai abraçá-la com carinho. Ema fica surpreendida com aquela reação. Kika diz-lhe que estão todos ali para ela, se ela precisar. Em voz off, Kika acredita que o agressor de Ema está dentro do colégio.
Gera-se uma confusão no grupo. A diretora Madalena (Dalila Carmo) aparece e pede a Ema para a acompanhar ao gabinete para falar com ela.
Ao falar com a diretora Madalena, Ema recorda o que lhe aconteceu. Embora esteja a afirmar que não aconteceu nada, a sua recordação diz o contrário. Madalena tenta insistir com a aluna, embora sem grande resultado.
A verdade é uma, todos são suspeitos. Todos estavam presentes na festa naquela noite.
Maria Inês (Francisca Frazão) queixa-se que foi roubada. A jovem informa as colegas, que copiaram o número do seu cartão de crédito e o usaram para comprar três pares de ténis em Carcavelos. Lucy (Maria Arrais) em primeiro fica sem reação, mas depois aconselha a amiga sobre o que tem de fazer desviando a atenção. Sancho questiona as meninas se sabem de alguém que tenha feito alguma compra online, mas ninguém sabe de nada.
Lucy está sozinha no balneário e a sentir-se culpada sobre o que fez. Com medo de ser apanhada, ela troca de ténis com outra pessoa, achando que dessa forma vai desviar as atenções.
Kika e Harry voltam ao lugar onde Ema foi atacada. Harry pergunta-lhe o que é que ela espera encontrar ao ir ali. Kika diz que quer tentar encontrar alguma pista, algo que ajude a identificar o agressor de Ema.
Os dois amigos encontram um senhor que vai a passar naquela zona e vão diretos a ele a perguntar se no sábado passado viu ou ouviu alguma coisa.
Em conversa com Lucy, Sancho diz-lhe que desconfia de quem roubou Maria Inês. Ele diz que foi uma Júlia, e Lucy diz que foi precisamente essa pessoa que roubou a colega, porque se tinha aproximado muito dela no Verão com esse objetivo. Lucy pergunta a Sancho se a vai denunciar e ele diz que sim, mas revela que a Júlia não existe e apanha Lucy confrontando-a com o roubo. Sancho sabe que foi Lucy.
Sancho seguiu Lucy desde o momento em que se soube que Maria Inês tinha sido roubada e viu que os ténis que Lucy trocou ainda tinham a etiqueta.
Lucy acaba por confessar. Ela garante que não volta a acontecer. Sancho diz a Lucy que tem de confessar e dizer a Inês, garantindo que se ela não confessar, ele irá contar à jovem.
Desesperada, Lucy diz que foi uma coisa sem exemplo e que não vai voltar a acontecer.
Kika diz a Mariana (Mariana Venâncio), Daniela (Kim Ostrowskij), Mónica (Susana Luz) e Maria Inês que o senhor com quem falou no local onde Ema foi atacada disse que viu Ricardo naquela noite. O senhor reconheceu Ricardo porque ele passou já tinha passado ali várias vezes. Em grupo, decidem que vão ter de tomar alguma medida em relação ao jovem.
As cinco meninas seguem Ricardo até ao spa com um plano em mente. Ricardo está na sauna e entram três raparigas. Passado um bocado, Kika, Daniela, Mariana, Mónica e Maria Inês entram e Kika confronta Ricardo com o ataque a Ema. Mónica filma tudo. Ricardo fica fechado na sauna.
Há uma discussão entre os alunos no colégio. Ema aparece. Kika diz-lhe que já sabem que foi Ricardo que a atacou. Ema pede a Kika para parar de se meter na vida dela e que não precisa da ajuda de ninguém.
Ema acrescenta ainda para Kika parar de a roubar, porque já lhe roubou o pai e que se acusar alguém, Ema tem de sair do colégio. Mais tarde, Harry diz a Sancho que o pai adotivo de Kika é o pai biológico de Ema.
Leo vai em direção a Ricardo para lhe bater depois de saber que alegadamente foi ele quem atacou Ema. Todos se envolvem. A professora de Educação Física tenta evitar o pior. Ricardo diz que não foi ele.
Ricardo pergunta a Ema se foi ele que a atacou. Ema diz que não foi ele, no entanto, os alunos continuam a insultar-se.
Leo e Tadeu (Vítor D’Andrade) entram numa discussão sobre o pagamento das propinas e a “agressão” a Ricardo que em nada favorece o aluno. Madalena entra no gabinete e pede a Leo para sair. O diretor financeiro e a diretora do colégio discutem sobre a bolsa de Leonardo.
Madalena pede a Ricardo para a acompanhar ao gabinete.
Em conversa com o irmão, Leo diz-lhe que Ricardo pediu a Madalena para não expulsarem Leo. Leo acredita que este só o fez para ficar bem na fotografia e tem a certeza que foi Ricardo quem atacou Ema. Enfurecido, Leo pega nas chaves do carro, mesmo sem carta, e sai do acampamento. A cena muda para Ricardo sozinho na rua, um carro aparece e acelera em direção a Ricardo.
O pior acontece… Ou não?