O mistério da morte de Soraia chega ao fim.
É no último episódio de Morangos com Açúcar que ficamos a conhecer o que verdadeiramente aconteceu a Soraia.
Em «Morangos com Açúcar» Álvaro (Sérgio Praia) está na prisão a conversar com alguém. O pai de Gabi (Margarida Corceiro) afirma que Soraia (Rita Pereira) o traiu e que as pessoas têm de ser responsáveis pelos seus atos. Ainda sem se ver quem é, a pessoa à frente de Álvaro, com voz de homem, responde que está tudo tratado.
Com um sorriso, Álvaro mostra-se orgulhoso por ninguém desconfiar do verdadeiro criminoso. O homem diz: «Sou apenas um polícia reformado com saudades da profissão. Ainda deu trabalho, a dada altura tive de desviar as atenções, mas está tudo resolvido.» Apesar de o homem continuar desfocado, já não restam dúvidas: Orlando (Alfredo Brito) matou Soraia a comando de Álvaro.
Mais tarde, Gabi vai visitar o pai à prisão. Álvaro diz ter boas notícias: o Ministério Público não conseguirá montar uma acusação contra ele, pois todas as provas são circunstanciais. Gabi responde que sabe que Álvaro eliminou todas as provas que o podiam condenar e recorda as palavras que ele lhe ensinou quando era pequena: "Nunca devemos esquecer uma cara."
Gabi diz que inicialmente não se lembrava de onde conhecia aquele homem, mas depois conseguiu recordar: "Ele é polícia, trabalhou para ti muitos anos. Corrupto. Usaste-o para matar a Soraia." Álvaro responde que tem todo o direito de se defender, que é uma questão de sobrevivência. Gabi diz-lhe que acha que o pai vai sobreviver a tudo isto, mas para não contar com ela.
A cena muda para Orlando a ser arrastado pela polícia até ao carro.