Pânico e tiros marca o último episódio de «Morangos com Açúcar»

  • Morangos com Açúcar
  • 28 ago, 16:34

Lucas (Rui Gonçalves) fugiu de casa e escondeu-se numa praia. Uma sombra aproxima-se; é Gabi (Margarida Corceiro), que vem cautelosa e afirma que está sozinha e ali para o ajudar. Gabi diz que acredita em Lucas, que sabe que não foi ele quem matou Soraia (Rita Pereira), ao contrário do que a polícia pensa. Gabi revela que quem matou Soraia foi a mesma pessoa que matou Samuel (Rodrigo Tomás). Ela explica que Samuel descobriu tudo e que ia denunciar essa pessoa no dia do acidente. Apesar de reconhecer que a situação é muito estranha, Gabi tem um plano, e Lucas terá de confiar nela para que possam colaborar.

Lucas conta a Gabi como tudo aconteceu na noite do concerto: ele seguiu Miguel (Vicente Gil) e viu a discussão com a tia, por isso tem a certeza de que foi Miguel quem a matou. Com um aspeto frágil, Lucas diz que todos acham que foi ele quem matou Soraia, mas insiste que isso não é verdade, e que a sua única salvação é provar que foi Miguel. Lucas recorda a Gabi que, depois da morte de Samuel e Carolina (Ana Andrade), não tem mais nada a perder e que não tem mais ninguém. Gabi diz-lhe que acredita nele, que confia nele, e pede-lhe que a ajude, pelo Samuel.

Depois de Gabi ter desaparecido por tanto tempo, o grupo de amigos do colégio da Barra vai à sua procura e entra no quarto dela. Mal ouve a voz de Miguel, Lucas surge, visivelmente irritado. Gabi justifica-se, dizendo que está a tentar provar a inocência de Lucas. Todos ficam confusos, e Lucas, completamente desequilibrado, tira uma pistola do bolso e exige que se ponham todos no chão. Olhando Miguel fixamente nos olhos, Lucas ordena que ele admita que matou a tia.

Olívia (Madalena Aragão) está à procura do grupo e bate à porta do quarto. Também ela é resgatada. Lucas parece ainda mais zangado com Olívia, perguntando-lhe o que é que ela está ali a fazer, enquanto a agarra e aponta a pistola. Olívia tenta chamar a atenção de Lucas e diz-lhe que o quer ajudar, que a polícia sabe que foi ele que cortou os travões do carro de Samuel e não ia querer que isso acontecesse. Nesse momento, Miguel e Duarte (Simão Fumega) atiram-se a Lucas para lhe tentar tirar a arma e este dispara sobre um deles, mais propriamente sobre Zé Maria (António Van Zeller) que fica gravemente ferido.

A polícia judiciária chega ao local e cerca o resort. Lucas sabe que não tem por onde escapar, mas mesmo assim continua a apontar a arma a Miguel, esperando que ele confesse o que fez a Soraia. Miguel tenta acalmá-lo, revelando que a filha de Carol é dele e que tem um bebé para criar. A cena muda para Fred (Cláudio de Castro) e Crómio (Tiago Castro), que conseguem criar uma mensagem de voz falsa de Carolina. A mensagem diz: "Não faças isto. Eu estava enganada. Tu és o pai do bebé e nós vamos criá-la juntos. Eu amo-te tanto. Quero ficar contigo e com a nossa filha. Por nós, não faças isto.” Nesse momento, enquanto Lucas está paralisado, Miguel consegue tirar-lhe a pistola. A polícia entra no quarto e prende-o.

Crómio vai ao encontro de Alice (Inês Castel-Branco) e pede-lhe para falar. Ele diz que a viu deixar um envelope com dinheiro para o pescador Joaquim, a testemunha que afirmou ter visto Miguel atropelar Soraia. Indignado, Crómio pergunta se Alice está a pagar para a testemunha mentir à polícia.

Crómio revela também que investigou o resort e descobriu tudo sobre o desvio de fundos. Ele sugere que Soraia provavelmente sabia disso e foi essa a razão que a levou a marcar um encontro com Alice na praia, para a chantagear. Alice defende-se, admitindo que se encontrou com Soraia, mas nega ter sido ela a matar a tia de Miguel.

A cena volta à noite da morte de Soraia. Alice conta que, ao chegar ao ponto de encontro, viu Soraia a discutir com alguém, mas não conseguiu identificar quem. Quando se aproximou, viu um homem a correr ao longe. Alice garante que não era Lucas.

Álvaro (Sérgio Praia) está na prisão a conversar com alguém. O pai de Gabi afirma que Soraia o traiu e que as pessoas têm de ser responsáveis pelos seus atos. Ainda sem se ver quem é, a pessoa à frente de Álvaro, com voz de homem, responde que está tudo tratado.

Com um sorriso, Álvaro mostra-se orgulhoso por ninguém desconfiar do verdadeiro criminoso. O homem diz: «Sou apenas um polícia reformado com saudades da profissão. Ainda deu trabalho, a dada altura tive de desviar as atenções, mas está tudo resolvido.» Apesar de o homem continuar desfocado, já não restam dúvidas: Orlando (Alfredo Brito) matou Soraia a comando de Álvaro.

Gabi vai visitar o pai à prisão. Álvaro diz ter boas notícias: o Ministério Público não conseguirá montar uma acusação contra ele, pois todas as provas são circunstanciais. Gabi responde que sabe que Álvaro eliminou todas as provas que o podiam condenar e recorda as palavras que ele lhe ensinou quando era pequena: "Nunca devemos esquecer uma cara."

Gabi diz que inicialmente não se lembrava de onde conhecia aquele homem, mas depois conseguiu recordar: "Ele é polícia, trabalhou para ti muitos anos. Corrupto. Usaste-o para matar a Soraia." Álvaro responde que tem todo o direito de se defender, que é uma questão de sobrevivência. Gabi diz-lhe que acha que o pai vai sobreviver a tudo isto, mas para não contar com ela. Orlando é preso pela polícia. 

O grupo do Colégio da Barra está na praia a prestar homenagem a Samuel. Alguns lançam flores para o mar, o local que pertencerá sempre a Samuel. Gabi, visivelmente deprimida, recebe o apoio dos amigos enquanto todos ficam em silêncio, observando as flores flutuar na água.

No fim do episódio, ouve-se a narração de Kika (Beatriz Frazão): «Alguém disse que um amigo é aquele que sabe todos os teus segredos e mesmo assim continua a ser teu amigo. E eu gosto de pensar que foi isso que aconteceu com a nossa turma do Colégio da Barra. O vosso podcast de Morangos com Açúcar chegou ao fim, porque, por agora, não há mais segredos para contar.»

Que casal mais te marcou?