NESTE EPISÓDIO...

Sara (Margarida Vila-Nova) avança para Pipo (Pêpê Rapazote) quando surgem Alice e Gabriel e a fazem desistir. Sara observa-os e, arrasada, lança um último olhar à família Lobo, como que a despedir-se.

Octávio (António Capelo) fala com Malvina (Maria João Falcão) e diz-lhe que Sara decidiu ir atrás da filha, mesmo passados estes anos todos. Desconfortável, Malvina diz ter entregue a bebé a um casal sueco.

Gaspar (Side Filipe) caminha com dificuldade e prepara-se para ligar a Fernanda (Alexandra Lencastre), quando surge Pipo, que lhe tira o telemóvel. O marido de Lúcia (Dalila Carmo) puxa Gaspar pelo braço, indiferente ao seu estado de saúde.

Gaspar entra em casa e acusa Pipo e Lúcia de terem enganado toda a gente e acrescenta que Natália tinha um diário e sabia de todos os segredos do casal. Pipo aperta o tubo do oxigénio de Gaspar e ameaça-o, dizendo-lhe que o encontre.

Carolina (Cristina Lago) e Leonardo (Frederico Barata) discutem por ela não querer voltar para o Brasil. Carolina vai ter com Olívia (Maria João Bastos) e diz-lhe que se ela não conseguir evitar a sua ida para o Brasil, vai contar aos pais que ela sabe de tudo e que deixou que levassem o seu bebé.

Pipo pergunta a Gaspar se já encontrou o diário de Natália e este diz-lhe que poderá estar no sótão, começando a tossir e a desfalecer. Pipo dá uma das cápsulas a Gaspar, mas este afirma que já não lhe fazem nada.

Lúcia entra em casa e estranha o silêncio. Ouve barulho vindo dos quartos e encontra Gaspar apoiado numa cómoda, a tentar levantar-se. Pergunta-lhe onde estão Pipo e as crianças e o avô, que mal consegue respirar, cai para o chão. Lúcia sai de casa e deixa-o sozinho naquele estado. 

Pipo e Lúcia encontram Gaspar morto, tentam reanimá-lo, mas em vão. Os paramédicos põem Gaspar numa maca e o agente da PSP preenche um relatório.

Na casa Lobo, Fernanda acusa Lúcia de ter deixado Gaspar morrer. A filha desculpa-se com as crianças, mas afirma, de imediato, que aquela casa é dela e que Gaspar deixou isso bem claro. Joana (Teresa Macedo) vem do interior da casa e mostra a Lúcia e a Pipo o papel escrito e assinado por Gaspar onde diz que a casa será para Fernanda.