Filme “A Flor do Buriti”, de Renée Nader Messora e João Salaviza, estreia-se em Cannes - TVI

Filme “A Flor do Buriti”, de Renée Nader Messora e João Salaviza, estreia-se em Cannes

  • Agência Lusa
  • MBM
  • 13 abr 2023, 12:26
Realizadores João Salaviza e Renée Nader Messora no Festival de Cannes em 2018. (Vianney Le Caer/AP)

O filme da realizadora brasileira Renée Nader Messora e do português João Salaviza, sobre o povo indígena Krahô, foi selecionado para o Festival de Cinema de Cannes

Relacionados

O filme “A Flor do Buriti”, da realizadora brasileira Renée Nader Messora e do português João Salaviza, foi selecionado para o Festival de Cinema de Cannes, previsto para maio em França, revelou hoje a direção do festival.

“A Flor do Buriti”, que fará a estreia mundial em Cannes na secção “Un Certain Regard”, é a segunda longa-metragem coassinada por João Salaviza e Renée Nader Messora, rodada com o povo indígena Krahô, do Brasil.

“'A Flor do Buriti' atravessa os últimos 80 anos dos Krahô, dando a conhecer ao espectador um massacre ocorrido em 1940, onde morreram mais de dezenas indígenas. Perpetrado por dois fazendeiros da região, as violências praticadas naquele momento continuam a ecoar na memória das novas gerações”, lê-se na sinopse.

De acordo com a produtora Karõ Filmes, os dois realizadores rodaram o filme durante quinze meses na terra indígena Kraholândia, onde já tinham feito “Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos” (2018).

Em nota de imprensa, os realizadores lembram que, “em 1969, durante a Ditadura Militar, o Estado Brasileiro incita muitos dos sobreviventes a integrarem uma unidade militar. Hoje, diante de velhas e novas ameaças, os Krahô seguem caminhando sobre a sua 'terra sangrada', reinventando diariamente as infinitas formas de resistência”.

A 76.ª edição do Festival de Cinema de Cannes decorrerá de 16 a 27 de maio e a programação foi anunciada esta quinta-feira em Paris por Iris Knobloch, a primeira mulher a presidir ao festival, e Thierry Fremaux, delegado-geral do evento.

Continue a ler esta notícia

Relacionados