China compra 1% do capital da BP - TVI

China compra 1% do capital da BP

BP 1

País asiático também já detém participação da Total

Relacionados
A petrolífera britânica confirmou esta quarta-feira que um fundo de investimento asiático, sem identificar qual, adquiriu acções da British Petroleum (BP), representativas de 1 por cento do seu capital.

Segundo um porta-voz da BP, citado pelo «Expansión», «uma entidade chinesa comprou uma participação de pouco mais de 1% nos últimos meses. Somos uma empresa cotada na bolsa e damos as boas vindas a todos os accionistas».

Em relação à entidade dos seus novos sócios, o porta-voz da petrolífera esclareceu que não poderia adiantar nomes. Na semana passada o britânico «The Daily Telegraph» adiantou que o fundo estatal chinês de investimento investiu na BP cerca de 1.240 milhões de euros para adquirir uma participação que ronda 1%.

O mesmo jornal sustenta que o fundo de investimento em questão, adquiriu em princípios de Abril outro 1% do capital da petrolífera francesa Total.

A operação que levou a cabo a entidade chinesa poderia estar relacionada com a China Investment Corporation, entidade que o Governo do gigante asiático criou recentemente.

As acções da BP seguem a subir 0,6% para 3,50 euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados