Turista atacado por urso quando procurava sítio para ver o eclipse - TVI

Turista atacado por urso quando procurava sítio para ver o eclipse

Jakub Moravec no hospital (Reuters)

Urso acabou por ser abatido pelas autoridades, mas valeu a coragem da mãe de um dos homens que alvejou o animal três vezes

Relacionados
Um turista que estava de visita às ilhas Savalbard, da Noruega,  para ver o eclipse solar já que este é um dos melhores locais para se observar o fenómeno,  foi atacado por um urso polar. Jakub Moravec sofreu ferimentos ligeiros, mas não ganhou para o susto.

«Ele queria agarrar a minha cabeça. Usei as mãos para me proteger. Agora estou bem. Tenho alguns arranhões no rosto, nos braços e nas costas. Mas estou bem», explica Moravec.

O homem proveniente da República Checa foi ajudado pelos seis amigos que o acompanhavam na viagem e depois levado de helicóptero para o hospital de Longyearbyen, da mesma ilha, juntamente com outro amigo que sofreu queimaduras.  


A mãe de um dos elementos do grupo alvejou três vezes o urso, segundo os media locais, mas o predador só foi morto pelas autoridades, como cita a Sky. 

«Acho que há uma tendência das pessoas, mesmo antes do eclipse, viajarem para aqui e não saberem onde se estão a meter. As condições atmosféricas e os ursos podem ser perigosas», afirma o gerente do hospital, Aksel Bilicz.

O incidente mais grave aconteceu em 2011 quando um urso matou um rapaz de 17 anos. Em média, são alvejados três ursos por ano, em Svalbarb, por legítima defesa.
Continue a ler esta notícia

Relacionados