Aeroporto: alternativa à OTA - TVI

Aeroporto: alternativa à OTA

  • Portugal Diário
  • 9 jun 2007, 10:58

Estudo da CIP diz que a melhor localização é o Campo de Tiro de Alcochete

O estudo da Confederação da Indústria Portuguesa (CIP) para a localização do novo aeroporto de Lisboa, que é apresentado segunda-feira ao Presidente da República, aponta Alcochete como alternativa à Ota, noticia hoje a imprensa.

De acordo com o semanário Expresso, «Alcochete é dos locais defendidos no documento da Confederação, que teve a avaliação a avaliação ambiental a cargo do ex-ministro do Ambiente de Cavaco Silva, Carlos Borrego».

O Sol noticia que o presidente da CIP, Francisco Van Zeller, «entregou na quarta-feira passada [ao primeiro-ministro] o estudo que propõe o Campo de Tiro de Alcochete como local alternativo à Ota, para a construção do novo aeroporto», adiantando que o estudo, financiado por 30 associados da Confederação, foi coordenado por José Manuel Viegas, professor do Instituto Superior Técnico (IST).

«Durante os trabalhos, os peritos contactaram responsáveis militares que manifestaram abertura para retirar os serviços instalados no Campo de Tiro de Alcochete», acrescenta o jornal.

Também o diário Público refere que o «Campo de Tiro de Alcochete ganha peso como alternativa à Ota».

Na sexta-feira, em declarações à agência Lusa, o presidente da CIP afirmou que o estudo aponta para «três ou quatro localizações possíveis, cada uma delas com as suas vantagens e desvantagens, dentro de uma determinada área», que escusou-se a especificar qual.

Com mais de 100 páginas, «é um estudo muito aprofundado», disse o responsável.

Também na sexta-feira, numa entrevista publicada no Semanário Económico, o coordenador do estudo sobre o ordenamento do futuro aeroporto da Ota, Augusto Mateus, afirmou que Alcochete seria uma solução mais flexível para a construção do futuro aeroporto, podendo entrar em funcionamento mais rapidamente.

A entrega do estudo da CIP ao Presidente da República coincide com a realização de um colóquio, na Assembleia da República, para discutir as opções, custos, modelos de financiamento e gestão do novo aeroporto internacional de Lisboa.

Segundo o Expresso, o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações anuncia segunda-feira, na Assembleia da República, a abertura em Outubro do concurso internacional para a construção do novo aeroporto.

«O Governo decidiu acelerar o procedimento, inicialmente previsto para o final do ano, por forma a não alimentar mais dúvidas sobre a opção pela Ota», adianta o jornal.
Continue a ler esta notícia