OCDE: crescimento da economia alemã chega aos 2% em 2014 - TVI

OCDE: crescimento da economia alemã chega aos 2% em 2014

De acordo com relatório sobre as previsões económicas, o crescimento da Alemanha será suportado pela procura interna

O crescimento da economia alemã deverá fortalecer-se gradualmente ao longo deste ano e atingir 2% em 2014, segundo o «Economic Outlook» da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) divulgado nesta quarta-feira.

De acordo com o relatório (com as perspetivas globais da instituição, publicado duas vezes por ano), o crescimento económico na Alemanha em 2014 será suportado pela procura interna.

A expansão da procura interna será sustentada pelo aumento dos salários e pela continuação de baixas taxas de juro, refere a OCDE, que sublinha que as exportações alemãs deverão continuar a crescer debilmente tanto para os mercados europeus como não europeus.

A taxa de desemprego deverá descer ainda mais, diz a organização, que estima que a taxa de inflação suba para 2% em 2014.

A política orçamental na Alemanha deverá manter-se neutra, com o equilíbrio a ser atingido tanto este ano como em 2014, sublinha o relatório.

A OCDE adverte que se a crise se mantiver nos mercados das dívidas soberanas da zona euro, as exportações alemãs podem não aumentar como o previsto e assim ameaçar a recuperação económica.

No entanto, a OCDE refere que a rápida adoção de medidas que contribuam para uma integração na zona euro poderiam ser positivos para a recuperação, que poderia ser sustentada pelo afluxo de trabalhadores estrangeiros.
Continue a ler esta notícia