Depois de seis dias incontactável, ninguém sabe onde está Alexei Navalny - TVI

Depois de seis dias incontactável, ninguém sabe onde está Alexei Navalny

Alexei Navalny em tribunal (AP)

Equipa do principal opositor de Putin teme pela saúde do ativista

Alexei Navalny está em parte incerta. O principal opositor do presidente da Rússia, Vladimir Putin, já não se encontra na colónia penal IK-6, que se situa a este da região de Moscovo.

Neste momento, e de acordo com os aliados do ativista, o seu paradeiro é desconhecido, mas a equipa de Navalny admite que possa ter havido uma transferência para outro estabelecimento prisional.

A notícia está a ser avançada pela porta-voz de Navalny, Kira Yarmysh, que explica que, depois de seis dias incomunicável, os responsáveis pela prisão desconhecem o paradeiro do opositor de Putin.

Maria Pevchikh, que também faz parte da equipa de Navalny, afirmou na sexta-feira que foram partilhadas informações sobre um "grave incidente de saúde".

Alexei Navalny, de 47 anos, está detido desde 2021, depois de ter voltado para a Rússia a partir da Alemanha, onde esteve várias semanas a recuperar de um envenenamento com novichok, um agente nervoso desenvolvido na era soviética.

Em agosto deste ano foi condenado a 19 anos de prisão, com o o tribunal a considerá-lo culpado de criar uma organização que desestabiliza a ordem pública através de "atividade extremistas".

Continue a ler esta notícia