Todos os detetores de metais sonham em desenterrar algo valioso. E foi o que aconteceu com este anel... de diamantes... medieval - TVI

Todos os detetores de metais sonham em desenterrar algo valioso. E foi o que aconteceu com este anel... de diamantes... medieval

  • CNN
  • Issy Ronald, Hafsa Khalil
  • 26 nov 2022, 15:00
Aliança de casamento medieval (Noonans)

Pensa-se que o anel de diamantes seja uma aliança de casamento para núpcias em 1388

Relacionados

Todos os detetores de metais sonham em desenterrar algo valioso. Para um homem, o campo inglês valeu-lhe uma descoberta incrível quando encontrou uma aliança de diamantes de casamento medieval em “estado quase perfeito” perto de Thorncombe, no sudoeste do país.

Agora, o artigo deverá render entre 30 mil e 40 mil libras (35.000 e 46.500 euros) quando for a leilão no final deste mês.

David Board, de 69 anos, encontrou o “deslumbrante” anel na sua segunda tentativa de se tornar um detetor de metais depois de uma passagem na década de 1970 em que vasculhou as praias locais, mas não encontrou nada de muito importante, segundo um comunicado da casa de leilões Noonans, no início desta semana.

Board chamou ao anel “achado único na vida”.

Em entrevista à CNN, afirmou: “Provavelmente nunca haverá outro como este. Naquela época, cada anel era individual e único, não produzido em massa como hoje. É deslumbrante.”

Board voltou à deteção de metais em 2019. Durante o segundo dia de uma busca no terreno, quase desistira quando recebeu um sinal no detetor de metais junto a um caminho pedestre.

Inicialmente, o culpado parecia ser o invólucro de um doce, mas Board depressa se apercebeu que era um anel de ouro.

Quando o desenterrou coberto de lama, o Board disse que achava que era apenas “sucata de metal” e enfiou-o no bolso.

“Foi só quando cheguei a casa e lavei tudo que percebemos que era muito melhor do que pensávamos”, explicou.

A inscrição interior diz “Eu guardo a tua fé, guarda a minha", em francês (Noonans)

O anel está num “estado quase perfeito”, disse Nigel Mills, consultor em moedas e antiguidades da Noonans, no comunicado. A joia tem um arco dourado de duas bandas entrelaçadas para simbolizar a união matrimonial e um diamante invertido.

Dentro da banda está uma inscrição medieval francesa que diz: “Ieo vos tien foi tenes le moy”, que se traduz por: "Eu guardo a tua fé, guarda a minha", de acordo com a casa de leilões.

Devido à localização do achado e à qualidade do anel, os especialistas de Noonans concluíram tratar-se da aliança de casamento de Joan Brook, que lhe foi dada pelo marido, Thomas Brook.

O casamento em 1388 trouxe grande riqueza à família Brook, segundo o comunicado, dado que Joan era viúva de Robert Cheddar, um rico comerciante de tecidos e duas vezes presidente do município de Bristol, uma cidade no oeste de Inglaterra.

Foi numa época em que as noções medievais de cavalheirismo e amor cortês estavam no seu auge, conceitos que a aliança reflete, disse Noonans.

Agora conhecido como "o anel de diamantes medieval Lady Brook", o artigo será leiloado no dia 29 de novembro.

Board sai três vezes por semana, caso o tempo permita, na esperança de descobrir outra grande relíquia entre as bolas de mosquete e as moedas do Rei Jorge I.

“Seria incrível se o fizesse”, respondeu, acrescentando que “nunca se sabe o que o próximo sinal vai trazer”.

A descoberta junta-se a uma lista de descobertas incríveis por detetores no Reino Unido.

Um amador descobriu um conjunto de objetos da Idade do Bronze num campo escocês em 2020, naquilo a que os especialistas da época chamaram uma descoberta “nacionalmente significativa”.

E no ano passado a CNN noticiou que um enorme tesouro de artefactos de ouro da Idade do Ferro tinha sido encontrado por um detetor novato na Dinamarca.

Continue a ler esta notícia

Relacionados