Já fez LIKE no TVI Notícias?

Professora suspeita de abusar de aluna

DREN suspendeu a docente. PJ está a investigar o caso

A Direcção Regional de Educação do Norte suspendeu, por 90 dias, a professora da Escola André Soares de Braga que é suspeita do crime de abuso sexual de criança, no caso uma aluna menor de 14 anos, disse hoje à Lusa a sua directora.

Margarida Moreira adiantou que a suspensão foi decidida após os responsáveis da Escola terem comunicado, ainda antes de a docente ser ouvida no Tribunal de Braga, os alegados indícios de abuso sexual da aluna.

PUB

A professora, que tem cerca de 40 anos, é suspeita de ter induzido a aluna à prática de actos sexuais num apartamento em Esposende, para onde a convidou «a passar uns dias».

O caso, que terá ocorrido no começo deste mês, foi comunicado à PJ de Braga pelos pais, que estranharam o comportamento depressivo da jovem quando esta regressou de férias.

A responsável adiantou que a suspensão pode ser revogada, no caso de haver uma decisão judicial favorável à professora, ou prolongada, no caso de o julgamento ainda não ser ter realizado.

«Apesar de não se estar em período de aulas, decidimos não distribuir serviço lectivo à professora», afirmou, frisando que vai solicitar ao Tribunal de Braga o envio da decisão da juíza de instrução que proíbe a professora de se aproximar de jovens menores de 16 anos.

Margarida Moreira diz que «não compete à DREN julgar a docente», mas justifica a medida de suspensão com a necessidade de «proteger os alunos».

Frisando que as situações de abuso sexual de crianças são «raríssimas» no ensino, a directora da DREN garante que o organismo actuará, «sempre que haja qualquer suspeita e estiverem em causa os interesses dos alunos».

A PJ/Braga não se pronuncia oficialmente sobre o caso para não afectar o bem-estar e a privacidade da jovem: «os indícios estão no processo», afirmou fonte policial.

Fonte conhecedora do processo disse à Lusa que a professora terá, também, convidado dois outros alunos para passarem uns dias de férias no apartamento, mas este recusaram.

PUB

Últimas