Já fez LIKE no TVI Notícias?

De terrorista islâmico a herói de banda desenhada

Nasir Abas tornou-se «Capitão Jihad» na Indonésia

As aventuras do antigo membro da Al Qaeda Nasir Abas foram editadas num álbum de banda desenhada, na Indonésia, como crónica da sua transformação de adversário em aliado da luta contra o terrorismo, noticia a Lusa.

A história do militante de 42 anos, bem falante e de modos brandos, está bem divulgada no mais populoso país muçulmano do mundo. Nasir Abas é quase sempre reconhecido nas ruas de Jacarta e não é raro pedirem-lhe autógrafos.

PUB

Ao longo dos últimos dez anos Abas passou de apoiante de extremistas islâmicos, alguns dos quais associados aos mais violentos atentados do sudeste asiático, entre os quais os de Bali de 2002, a informador da polícia sobre o trabalho interno da rede Jemaah Islamiyah.

Nasir Abas associou-se ainda a um programa governamental de Jacarta que tem por objectivo convencer terroristas de que é errado matar civis desarmados, em nome da fé.

«Quero que as crianças aprendam com a minha experiência», diz Abas em «I Found the Meaning of Jihad» («Descobri o sentido da Jihad»), o livro de banda desenhada de 137 páginas que apareceu nas bancas na sexta-feira e que em breve será distribuído por escolas e bibliotecas do país. «Não quero que cometam os meus erros».

A Indonésia, atingida por atentados bombistas que causaram a morte de mais de 260 pessoas nos últimos dez anos, encetou um processo intensivo de luta contra o terrorismo.

Informadores pagos e antigos militantes extremistas garantiram, até agora, a captura de perto de 680 suspeitos, na maioria julgados e condenados em tribunal.

Abas, originário da Malásia, vive agora em Jacarta com a sua família, representando uma das maiores histórias de sucesso da «conversão» governamental indonésia.

PUB

Últimas