Já fez LIKE no TVI Notícias?

Orangotangos de cinco anos viciados em tabaco

Shirley e Tori vivem zoológicos diferentes e viciaram-se com cigarros recebidos dos visitantes

As autoridades da Malásia apreenderam, na última semana, um orangotango fêmea de cinco anos, porque o zoológico onde vivia lhe permitia fumar cigarros dados por visitantes. O animal viciou-se em tabaco e está agora em quarentena, até estar saudável o suficiente para ser devolvida a um centro de vida selvagem, na ilha de Burnéu. Isso deve acontecer dentro de semanas.

«Eu diria que ela não é viciada. Mas pode ter formado um hábito depois de imitando seres humanos que estavam fumando ao seu redor», considerou Ahmad Mohammed Azhar, director do zoológico de Melaka, citado pela Associated Press.

PUB

«Fumar não é um comportamento normal para os orangotangos», acrescentou.

Depois de apreendida, Shirley, assim se chama o animal, foi sujeita a diversos testes médicos. Não tem quaisquer sinais de doença ou depressão e tem revelado um apetite dentro do normal.

E o caso de Shirley não é único. Tori também tem cinco anos e é igualmente fumadora habitual. Ela vive no zoológico de Taru Jurug, na ilha de Java, na Indonesia. A direcção do zoo já lançou uma campanha depois de uma associação de defesa de direitos dos animais ter intervindo. Tori viciou-se em tabaco depois de receber cigarros das visitas.

PUB

Últimas