Já fez LIKE no TVI Notícias?

Tem 13 anos e vai ser a psicóloga mais nova do mundo

A mexicana Dafne Almazán termina o ensino superior no próximo mês. A adolescente vem de uma família de sobredotados

Dafne Almazán vem de uma família de sobredotados: o irmão Andrew e a irmã Delanie, que tem 17 anos também têm uma inteligência acima da média. De acordo com a BBC, que conta a história de Dafne numa reportagem divulgada este sábado, adianta que Dafne está prestes a terminar os estudos à distância no Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey, que a tornarão psicóloga. Mas a jovem não vai começar já a atender pacientes: quer fazer um mestrado e já pensa num doutoramento. Aos dois anos e meio, Dafne já sabia ler e escrever. Agora, que acaba de entrar na adolescência, assegura que, apesar de estudar 12 horas por dia, tem uma vida normal de uma menina de 13 anos. Dafne dá aulas no Centro de Atenção ao Talento (Cedat), uma instituição fundada pelos pais com o objetivo de acolher crianças e jovens com capacidade intelectual acima da média no México.

PUB

Dafne tem 13 anos e já foi considerada pela Forbes uma das 50 mulheres mais poderosas do México. Terminou o ensino primário quando a esmagadora maioria dos meninos o estão a iniciar, aos seis anos.   Entrou para o Ensino Superior com 10 anos e, no próximo dia 12 de agosto, vai tornar-se na psicóloga mais jovem do mundo. Dafne destrona o irmão, Andrew, que tem 20 anos e é o atual psicólogo mais jovem do mundo e figura de proa do Cedat, uma fundação mexicana de apoio a crianças sobredotadas.

Dafne e os irmãos, Andrew e Delanie (Imagem CEDAT)

"Todos estes conhecimentos vão servir-me para ajudar crianças sobredotadas, a área à qual eu quero dedicar-me. Quero que minha história abra novas portas às crianças e destrua o mito de que nós não temos infância", contou a jovem na reportagem da BBC.

PUB

"Não é porque estou na universidade que não posso continuar a divertir-me, então quando minhas amigas vêm, vemos filmes, conversamos, brincamos, (fazemos) atividades normais", explica.

Mas isso acontece quando ela não está a estudar, a fazer taekwondo (é faixa amarela), a pintar, a tocar piano ou a dar aulas de mandarim a outras crianças sobredotadas.

PUB

Últimas