Já fez LIKE no TVI Notícias?

Gato ajuda criança a superar problemas na fala

A história está a comover o Reino Unido e até já foi distinguida pelos Prémios da Proteção de Gatos desse país. Veja o vídeo

Lorcan Dillon conseguiu superar um problema de sistema nervoso com a ajuda de um gato. Jessi é o nome do felino que fez com que o rapaz deixasse o «mundo de silêncio».

PUB

O britânico de sete anos sofre de uma desordem no sistema nervoso que bloqueia a fala e as emoções quando está em situações pouco familiares. O caso de Dillon era ainda mais grave. Nem perto da família soltava uma palavra que fosse. O «mudismo seletivo» foi ultrapassado quando a mãe lhe arranjou a companhia de um gato para ver se o filho criava laços de amizade com o animal.

Depois de ter estabelecido uma forte relação emocial com Jessi, ao fim de alguns meses o rapaz disse as suas primeiras palavras. «A gata é a única coisa viva para a qual o Dillon pode falar sem hesitações», confessou a mãe Jayne Dillon, que não cabia em si de emoção quando o filho disse à gata: «Eu amo-te».

O pequeno britânico foi um bébé saudável e chorava com regularidade. À medida que foi crescendo foi caindo no silêncio. A princípio a mãe pensava que o rapaz era só tímido, mas mais tarde apercebeu-se de que era algo mais. Nem para a família mais próxima Dillon falava.

Existem casos de «mudismo seletivo» em que as crianças nem dor manifestam, mesmo quando caem e partem pernas. Mas com a ajuda da gata Jessi, Lorcan Dillon evoluiu nas relações e até fez um amigo. Mais tarde a mãe viria a descobrir que o filho tinha lido algumas frases na sala de aula.

«A gata tem um sentido extraordinário de dever. Ela não consegue suportar não saber o que o Lorcan está a fazer, se ela o ouve a rir, vem logo descobrir o que se passa», relatou a mão do rapaz britânico.

A história e Dillon e Jessi acabou por vencer o concurso britânico da Proteção de Gatos do Reino Unido. Segundo o «Daily Mail», a gata Jessi parece ter nascido para ajudar o rapaz e para as câmaras, pois tem mostrado um conforto pouco normal para felinos, perante os jornalistas.

PUB

Últimas