Já fez LIKE no TVI Notícias?

Avião incendeia-se após aterrar

São Paulo: Air Bus com 176 passageiros a bordo embateu com depósito de combustíveis e com prédio. O número de vítimas ainda é indeterminado. Lula convoca reunião de emergência. Incêndio fora de controlo

[Última actualização às 01:58]

Um avião da companhia aérea TAM incendiou-se esta noite ao aterrar no Aeroporto de Congonhas, São Paulo, Brasil, depois de se despistar e chocar com um depósito de combustíveis, cerca das 18:45 locais (22:45 em Lisboa). O número de vítimas ainda é indeterminado. A bordo estavam 176 pessoas.

PUB

«A aeronave da TAM Airbus A320, vôo JJ 3054, que partiu de Porto Alegre, às 17h16, com destino ao aeroporto de Congonhas (SP), sofreu acidente no pouso no aeroporto em São Paulo», refere a companhia aérea num comunicado citado pelo Globo online.

O avião ter-se-á despistado atravessado a pista bem como uma grande avenida da cidade e chocou com um prédio do outro lado da via, que pertence à TAM, onde se encontrava também um posto de combustível.

A nota da companhia aérea acrescenta que até ao momento ainda não foi possível «determinar a extensão dos danos ou de possíveis lesões sofridas pelos ocupantes do avião, passageiros e tripulantes».

Porém, de acordo com as últimas informações avançadas pela rádio brasileira noticiosa CBN, deram entrada dez pessoas com vida em hospitais da região, três delas em estado grave. Uma delas não terá resistido aos ferimentos, refere a rádio.

Segundo as primeiras informações da Infraero - Aeroportos brasileiros, estariam a bordo 174 passageiros, mas a TAM não confirmou este número inicialmente, avançando posteriormente que se encontravam na aeronave 176 pessoas, entre passageiros e tripulantes.

PUB

«A TAM informa que o vôo JJ 3054 decolou de Porto Alegre com 170 pessoas, entre passageiros e funcionários da empresa, além de mais seis componentes da tripulação técnica (comandantes e comissários)», lê-se no sítio da empresa.

O embaixador de Portugal em Brasília, Francisco Seixas da Costa, disse à agência Lusa que ainda não há informações sobre passageiros de nacionalidade portuguesa a bordo do avião que terça-feira à noite explodiu no Aeroporto de Congonhas, em S. Paulo.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou uma reunião de emergência para acompanhar as informações sobre o acidente.

Ainda não há informações se carros que passavam pela Avenida Washington Luiz, uma das mais movimentadas da cidade, foram atingidos.

Incêndio fora de controlo

O incêndio de grande proporções que se seguiu ao embate encontra-se fora de controlo, apesar do elevado número de bombeiros no local.

Segundo o jornal Folha Online (que tem uma infografia do acidente), algumas casas e prédios nas imediações já estão a ser desocupadas, devido ao receio do alastramento das chamas. A energia eléctrica também deverá ser cortada, aponta o jornal.

PUB

É referido ainda que as equipas de emergência estarão a tentar resgatar pessoas que se encontrariam no interior do edifício da TAM no momento do embate.

De acordo com o Globo online, o depósito da TAM Express atingido pelo avião corre o risco de desabar.

O Aeroporto de Congonhas é doméstico e o mais movimentado do Brasil. No momento do acidente, chovia muita na cidade.

A pista onde o avião brasileiro se despistou era objecto de críticas por ser demasiado pequena em aterragens à chuva, indicaram hoje fontes aeronáuticas brasileiras, refere a agência Lusa.

O último acidente aéreo no Brasil aconteceu em Setembro passado. Morreram 154 pessoas.

PUB

Últimas