Já fez LIKE no TVI Notícias?

Brasil: não houve aviso para pista escorregadia

Revelações da gravação dos últimos minutos do diálogo entre controladores aéreos e pilotos do Airbus da TAM

A gravação dos últimos minutos do diálogo entre os controladores aéreos e os pilotos do Airbus A-320 da companhia TAM revela que não houve um alerta antecipado sobre a pista escorregadia no aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

Um dos trechos do audio, divulgado hoje pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara dos Deputados que investiga a crise aérea brasileira, mostra uma controladora a informar a aeronave que a pista está molhada por causa da chuva, mas sem indicação de que estaria escorregadia.

PUB

«Chuva leve contínua. A pista está molhada, mas ainda não foi reportada que está escorregadia. Curva para a direita», disse a controladora ao piloto da TAM.

Somente pouco antes das rodas das aeronave tocarem o chão, os pilotos do Airbus A-320 teriam sido avisados que a pista estava escorregadia.

A gravação comprova ainda que os pilotos não fizeram qualquer menção a problemas no voo.

O instante final da gravação não foi divulgado ao público, numa decisão dos deputados em respeito aos familiares das vítimas.

A chamada CPI do Apagão Aéreo ouviu hoje também os depoimentos dos controladores aéreos que trabalhavam no aeroporto de Congonhas no dia do maior desastre da aviação brasileira, a 17 de Julho.

Um dos controladores admitiu que a velocidade do avião estava alta no momento do pouso.

«A velocidade me chamou a atenção. Eu esperava uma manobra, mas ele manteve a velocidade até o final», disse Celso Domingos Alves.

A aeronave acabou por se chocar contra um prédio da própria companhia TAM, antes de explodir. Das 199 vítimas do acidente, 178 já foram identificadas.

O trabalho de identificação é complexo, porque muitos corpos foram carbonizados.

PUB

Últimas