Já fez LIKE no TVI Notícias?

Empresas alemãs: expectativas para o futuro são «prudentes»

Cenário é de reserva face a actual crise financeira

As expectativas das empresas alemãs em Portugal face à evolução dos negócios são moderadas a curto e médio prazo.

Segundo um inquérito feito pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã, apenas 39% das empresas espera uma melhoria para 2009 e cerca de 48% para o período de 2010 a 2012.

PUB

Para o futuro próximo, o cenário é de reserva, o que leva a que a percentagem das empresas que esperam uma melhoria (39%) seja menor que aquelas que contam com uma situação inalterável (55%).

A médio prazo, quase metade das empresas conta com uma melhoria. Em média, 36% das empresas espera uma situação sem alterações, embora com nítidas diferenças consoante os diversos sectores: na indústria 43%, no comércio 30%, e na prestação de serviços cerca de 13%. Menos de 7% espera efeitos negativos no futuro.

Quanto aos lucros, quase 40% das empresas prevê, no curto prazo, uma melhoria da situação, principalmente na indústria, onde existe uma variação positiva de 4 pontos percentuais.

O comércio e a prestação de serviços são mais prudentes nas suas expectativas. Um terço e um quarto destas empresas, respectivamente, prevêem uma melhoria da sua situação.

Já a médio prazo, entre 2010 e 2012, 42% das empresas conta com uma situação dos lucros melhor e outros 42% esperam estabilidade.

Recorde-se que este estudo foi realizado no passado Verão pela Organização das Câmaras de Comércio e Indústria Alemãs. Em Portugal, foi coordenado pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã, que inquiriu cerca de 300 empresas, com um retorno de respostas na ordem dos 24%.

PUB

Últimas