Já fez LIKE no TVI Notícias?

Ministro da Economia defende políticas ativas de emprego

Álvaro Santos Pereira diz que Portugal e Europa «não podem comportar taxas de desemprego da magnitude» das atuais

O ministro da Economia e Emprego disse esta sexta-feira que Portugal e a Europa não podem comportar taxas de desemprego da magnitude das atuais, e que precisam de políticas ativas de emprego e estímulos ao investimento.

Falando em Chaves, numa visita ao distrito de Vila Real acompanhando o primeiro-ministro, Álvaro Santos Pereira reagia aos números divulgados hoje pelo Eurostat, que dão conta de uma taxa de desemprego de 17,8%, em abril, com o desemprego jovem a subir também para um nível recorde de 42,5%.

PUB

Esta é a altura, disse o governante, de dar uma oportunidade ao crescimento com políticas ativas de emprego «mais eficazes» e «maiores» estímulos ao investimento.

«Por isso, na última semana, o Governo aprovou créditos fiscais sem precedentes para estimular o investimento já», avançou.

O caminho, realçou o ministro da Economia, é não deixar que o desemprego jovem se torne uma «característica permanente das economias» europeias, estimulando o investimento, através do financiamento das pequenas e médias empresas (PME).

Neste sentido, o ministro explicou que o Governo tem adotado uma «série» de medidas para impulsionar politicas ativas de emprego como programas de estágios profissionais mais simplificados, alargamento do sistema de formação e aprendizagem e maiores apoios.

«O objetivo é simplificar as políticas ativas de emprego, divulgá-las melhor e torná-las mais eficazes», terminou.

PUB

Últimas