Já fez LIKE no TVI Notícias?

Táxi solar cumpriu a volta ao mundo (fotos)

Partiu da Suíça em 2007 e chegou esta sexta-feira à Polónia

Um carro movido a energia solar chegou ao 14º encontro da Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudança Climática, na cidade de Poznan, na Polónia, depois de ter dado a volta ao mundo, com passagem obrigatória por 38 países, informa a agência AFP.

Ao volante do Táxi Solar estava o professor suíço, Louis Palmer, que fez o percurso de 52 mil quilómetros em 17 meses. A sua intenção foi provar que a energia solar é uma alternativa viável aos combustíveis com base em petróleo e pode ajudar a combater o aquecimento global.

PUB

O pequeno veículo azul e branco com três rodas puxa um atrelado com baterias carregadas pela exposição ao sol, o que lhe dá uma autonomia de 300 quilómetros e uma velocidade máxima de 90 Km/h.

A viagem começou em Lucerna, na Suíça, em Julho de 2007, tendo transportado como clientes figuras tão ilustres como o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, e o realizador James Cameron, entre outros.

Antes de chegar à Polónia, este veículo particular percorreu estradas no Japão, Estados Unidos, Austrália, Indonésia e Índia, só para dar alguns exemplos dos 38 países que assistiram à sua passagem.

Veja o vídeo:

PUB

Últimas