Já fez LIKE no TVI Notícias?

Alterações climáticas podem trazer novas doenças

Estudo alemão aponta para a presença de mosquitos transmissores de doenças em Leishmaniose

A Agência Federal do Ambiente alemã advertiu que as alterações climáticas «propiciam a propagação de novas doenças», após ter constatado, na Alemanha, a presença de mosquitos transmissores de enfermidades como a Leishmaniose, informa a agência Lusa.

De acordo com a Agência Federal do Ambiente da Alemanha (UBA), as «alterações climáticas e o transporte de animais» aumentam o risco de propagação de doenças, típicas de climas mais quentes, para países da Europa Central.

PUB

As afirmações da UBA surgem após as autoridades alemãs terem detectado mosquitos originários do Mediterrâneo, que transmitem a doença da Leishmaniose, uma doença infecciosa causada por um microrganismo, que é transmitido ao cão, a roedores e ao homem. Esta doença é própria de regiões quentes como África, América Central e do Sul, Ásia e também do sul da Europa, mas concretamente dos países do clima mediterrânico.

A UBA adiantou que já foram confirmados casos desta doença que afectou uma criança e que foi detectada em vários cães, alertando que outros animais como cabras, ovelhas e vacas também já foram afectadas.

A mesma organização referiu também que a doença está a «propagar-se rapidamente pela Alemanha e Dinamarca». O organismo alemão lembrou que este fenómeno não é «exclusivo do âmbito europeu» e que doenças de outros continentes «podem alastrar-se da mesma maneira».

PUB

Últimas