Já fez LIKE no TVI Notícias?

Nisa: lançada petição contra exploração de urânio

Relacionados

«Movimento Urânio em Nisa, Não» diz que população está preocupada

Mais de 300 pessoas já subscreveram uma petição que o «Movimento Urânio em Nisa, Não» (MUNN) lançou na Internet para protestar contra a eventual exploração de urânio na região, disse um responsável do movimento, citada pela Lusa.

Paulo Bagulho, do MUNN, explicou que a eventual exploração de urânio em Nisa, região que possui o maior jazigo inexplorado alguma vez descoberto em Portugal, «está a deixar os cidadãos preocupados».

PUB

«Queremos reunir um grande número de assinaturas para enviar à Assembleia da Republica e ao Presidente da Republica para mostrar a nossa indignação e preocupação sobre uma eventual exploração deste minério em Nisa», afirmou.

O responsável do MUNN sustentou que «a petição tem como objectivo promover uma profunda reflexão antes de qualquer decisão que possa hipotecar o futuro promissor deste concelho».

Nisa: explicação para alumínio na água

Mais de três mil pessoas impedidas de beber água

A possibilidade de o governo lançar um concurso para a exploração daquele minério em Nisa leva os responsáveis do movimento, que junta várias associações locais, a prometer acções de protesto.

«Se isso acontecer, vamos reagir com várias formas de luta», disse.

PUB

O concelho alentejano de Nisa, no distrito de Portalegre, possui no seu jazigo inexplorado de urânio um potencial que ronda os 6,3 milhões de toneladas de minério não sujeito a tratamento, 650 mil quilos de óxido de urânio e 760 mil toneladas de minério seco.

«Em Nisa, tem é que existir uma aposta nos produtos certificados, na qualidade ambiental, no termalismo e nos restantes eixos potenciais de desenvolvimento, não na exploração de urânio», alegou Paulo Bagulho.

A associação ambientalista Quercus também se opõe à eventual exploração de urânio em Nisa, alertando para os «grandes impactos» que tal poderá causar em termos ambientais e da saúde da população.

PUB

Relacionados

Últimas