Já fez LIKE no TVI Notícias?

Navio encalhado derrama combustíveis

MSC Nápoles está encalhado na costa sudoeste da Inglaterra

Cerca de 200 toneladas de combustível escaparam-se do navio de transporte de contentores MSC Nápoles, encalhado na costa sudoeste da Inglaterra, perto de Sidmouth (Devon), de acordo com a guarda costeira, noticia a Lusa.

«Após a ruptura de uma sala das máquinas, cerca de 200 toneladas de combustíveis dispersaram-se», declarou hoje à Sky News Paul Coley, porta-voz da guarda costeira. As barragens anti-poluição, instaladas em redor do navio, tinham sido retiradas por causa dos contentores que caíram do navio e podiam danificar as instalações.

PUB

«Por conseguinte, o combustível dispersou-se», explicou o funcionário, acrescentando que as acções de limpeza começaram, estando as barragens a ser estendidas noutras posições», acrescentaram.

Num comunicado, a Guarda costeira indicou que 158 contentores caíram ao mar e que pelo menos dois deles transportam «matérias perigosas». Um deles contém perfumes e o ácido para baterias, e o outro transporta pequenas peças para automóvel como elementos de airbags (que contêm componentes gasosos).

Por outro lado, uma certa quantidade de óleo escapou-se por uma das fissuras do navio durante a noite, mas «os outros tanques são considerados como intactos», indicou um funcionário. Vestígios deste derrame foram encontrados na praia, assim como duas aves cobertas de óleo.

As operações de bombagem devem começar segunda-feira, acrescenta um comunicado da guarda Costeira.

PUB

Últimas