Já fez LIKE no TVI Notícias?

Refinaria em Badajoz pode poluir em Portugal?

Relacionados

Autoridades nacionais querem que Espanha faça avaliação do impacto ambiental

A Agência Portuguesa do Ambiente alertou Espanha para a necessidade de avaliar os riscos de contaminação dos solos e recursos hídricos do território português no projecto de construção de uma refinaria de petróleo em Badajoz, noticia a agência Lusa.

No relatório de consulta pública do projecto espanhol, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) considerou ainda «escassa» a informação das autoridades espanholas sobre a gestão de resíduos do projecto.

PUB

Segundo fonte oficial do Ministério do Ambiente português, o documento já foi enviado para Espanha.

«O Estudo de Impacte Ambiental não faz referência aos aspectos relacionados com eventuais impactos transfronteiriços, designadamente, o tipo de contaminação, grau e extensão da mesma, que poderá contaminar os solos e recursos hídricos do território português», refere o relatório, a que a agência Lusa teve acesso.

Avaliação cabe a Espanha

Em relação aos impactos gerados pelas emissões poluentes, a APA refere que devem ser considerados os aspectos da qualidade do ar no Alentejo Interior.

No item sobre emergências e riscos ambientais, a autoridade portuguesa diz ser necessário verificar se a actividade da refinaria se enquadra na Convenção sobre Efeitos Transfronteiriços de Acidentes Industriais, que tem como objectivo prevenir e preparar acidentes industriais que podem ter efeitos transfronteiriços.

Uma vez que a localização prevista da refinaria se encontra a uma distância superior a 15 quilómetros da fronteira portuguesa (cerca de 100 quilómetros), a APA ressalva que cabe às autoridades espanholas analisar se a actividade da estrutura pode vir a causar um efeito transfronteiriço.

Contudo, a APA recomenda que seja avaliado o impacte na bacia do Guadiana de «eventuais cenários de acidente que envolvam substâncias perigosas para os organismos aquáticos».

Também o Instituto da Água (Inag) fez a sua avaliação do projecto, chamando a atenção para a necessidade de avaliar e identificar os potenciais impactes no rio Guadiana, tendo em conta as necessidades de água previstas.

PUB

Relacionados

Últimas