Já fez LIKE no TVI Notícias?

Setúbal: iniciado abate de sobreiros, Quercus inconformada

Despacho que autorizou construção foi obra de José Sócrates, então ministro do Ambiente

A promotora imobiliária Pluripar iniciou, esta quarta-feira, o abate de 1.331 sobreiros no Vale da Rosa, em Setúbal, apesar da providência cautelar interposta segunda-feira pela Quercus no Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa, refere a Lusa.

Por volta das 9h00, uma dezena de homens munidos de auto-serras iniciaram o abate de sobreiros devidamente autorizado pela Autoridade Florestal Nacional, perante o olhar atento da GNR e dos dirigentes da Quercus, Domingos Patacho e Francisco Ferreira.

PUB

«Para a Quercus é uma batalha perdida porque o objectivo era que não se cortassem estes sobreiros, que têm dezenas, nalguns casos centenas, de anos», disse o vice-presidente da Quercus, Francisco Ferreira, lembrando que o tribunal «tem 48 horas para se pronunciar sobre a providência cautelar».

«Os sobreiros que hoje estão a ser abatidos correspondem à área de um centro comercial (a ser construído no futuro) que teve imprescindível utilidade pública à custa de um despacho, feito um mês antes das eleições autárquicas de Dezembro de 2001, dos então ministros do Ambiente, José Sócrates, e da Agricultura, Capoulas Santos», frisou o vice-presidente da Quercus.

A urbanização do Vale da Rosa, com 7.500 fogos, um centro comercial e um complexo desportivo, inclui também inclui o futuro estádio municipal, que a autarquia já se comprometeu a ceder ao Vitória de Setúbal.

PUB

Últimas