Já fez LIKE no TVI Notícias?

Foz Tua: barragem foi aprovada e linha vai ser submersa

Parecer favorável condicionado ao RECAPE já foi emitido

A construção da barragem de Foz Tua está definitivamente aprovada, com a conclusão do processo de avaliação ambiental que impõe algumas condições à EDP, mas aprova o empreendimento e a consequente submersão da linha do Tua.

De acordo com várias fontes do processo consultadas pela Lusa, há já quase dois meses que foi emitido o parecer favorável condicionado ao RECAPE (Relatório de Conformidade Ambiental do Projecto de Execução), sem que ainda tenha sido tornado público.

PUB

«A apreciação ao RECAPE da barragem de Foz Tua ocorreu em Agosto e o parecer favorável condicionado da APA, Agência Portuguesa do Ambiente, foi emitido no dia 26 (do mesmo mês)», adiantou à Lusa fonte daquele organismo.

A mesma fonte diz que «o parecer condicionado aguarda os esclarecimentos por parte do promotor», no caso, a EDP, que tem a concessão provisória do empreendimento previsto para a foz do rio Tua com o Douro, em Trás-os-Montes.

A EDP confirmou também à Lusa a «exigência de mais estudos relativamente a aspectos relevantes do projecto», que foi objecto de 12 condicionantes e 50 estudos e medidas pela Declaração de Impacte Ambiental (DIA), emitida em Maio de 2009, com parecer favorável condicionado.

A DIA aprovou a construção a uma quota de 170 metros com a inundação de 16 quilómetros de carris da linha do Tua.

PUB

Últimas