Já fez LIKE no TVI Notícias?

Lontras regressam ao Rio Febros, em Gaia

Mais de vinte anos depois, e com o afluente do Douro despoluído, esta espécie de mamíferos marinhos voltou a habitar no local

Para as gerações mais novas é uma novidade, para os mais velhos um regresso ao passado. Há lontras no rio Febros, em Vila Nova de Gaia. É o presente. O rio foi despoluído e, timidamente, as lontras regressaram e esperam-se muitas mais no futuro, conta a Lusa.

A última vez que tinha sido vista uma lontra no estado selvagem naquele troço do rio remontava a 14 de Abril de 1987. Foram precisas mais de duas décadas para as lontras regressarem ao Febros, um desejo do Parque Biológico de Gaia, que queria recuperar a população destes mamíferos, assim que o rio, que é afluente do Douro, foi despoluído.

PUB

Com a água do Febros limpinha, um macho lontra selvagem foi capturado acidentalmente no Parque Biológico, junto a um cercado onde existem quatro lontras de criação em cativeiro.

Estávamos em Abril de 2009. Passado um ano, considera-se que objectivo de repovoar o rio Febros de lontras foi cumprido. Provas não faltam: «Pegadas, marcações em pedras e vestígios de predação», revela à Lusa o director do parque, Nuno Oliveira.

Nuno Oliveira explica que a densidade de lontras em meio selvagem é muito baixa, sendo de um macho por entre 10 e 15 quilómetros e uma fêmea a cada seis quilómetros. Assim, «para repovoar o Febros bastam duas ou três lontras», conclui.

No parque existem dois casais de lontras em cativeiro, que conquistam muita simpatia junto dos visitantes, sendo a mais velha uma fêmea que foi adquirida na Holanda há 12 anos.

Os dois machos, Aquiles e Alimário, são provenientes do Zoomarine, no Algarve, e a outra fêmea foi «encontrada algures na Maia e enviada» para o Parque Biológico.

Quanto à lontra selvagem que permitiu concluir que o Febros já está repovoado, foi restituída ao rio, depois de lhe ter sido introduzido um chip.

As lontras somam-se a outras 160 espécies de animais que existem no parque.

PUB

Últimas