Já fez LIKE no TVI Notícias?

Obama pede 129 milhões para travar maré negra

«Não pouparei qualquer esforço para apagar os vestígios dos prejuízos causados», avisa o presidente norte-americano

O presidente norte-americano, Barack Obama, pediu quarta-feira ao Congresso para desbloquear uma ajuda urgente de 129 milhões de dólares para lutar contra a maré negra no golfo do México, de acordo com a Lusa.

«Não pouparei qualquer esforço para apagar os vestígios dos prejuízos causados, ajudar aqueles cujo ganha-pão foi afectado pela maré negra e limpar as costas» dos Estados atingidos, declarou o presidente Obama, numa carta dirigida à presidente da Câmara dos representantes, Nancy Pelosi, e divulgada pela Casa Branca.

PUB

Uma centena de milhões de dólares vai ser concedida aos guarda-costeiros. Os outros 29 milhões serão para o ministério do Interior para actividades (controlos, estudos¿) não assumidas pelos responsáveis pela poluição e pelo Fundo de reacção às marés negras, subsidiado pelas companhias petrolíferas.

Melhores cérebros recrutados para combater maré negra

Outra das medidas da administração de Barack Obama para ajudar a companhia britânica BP a travar a fuga do poço de petróleo na origem da maré negra no golfo do México foi reunir a fina flor da comunidade científica dos Estados Unidos.

«A locomotiva intelectual deste país ficou encarregue de resolver este problema», declarou quarta-feira o secretário norte-americano da Energia, Steven Chu, antigo premiado com o Prémio Nobel da física.

Físicos, engenheiros ou geólogos, os «melhores» no seu domínio, segundo Chu, reuniram-se em Houston, Texas, no centro operacional do grupo britânico BP, que explorava a plataforma cujo naufrágio a 22 de Abril causou a maré negra.

PUB

Últimas