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DECO: «CTT não estão preparados para informar sobre várias situações»

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Associação já alertou Autoridade Nacional das Comunicações

Os funcionários que não verificam a correspondência registada e escolhem serviços sem consultar o cliente marcam a «negro» o vermelho histórico do serviço postal português.

A DECO Proteste visitou 300 estações e «muitas não estão preparadas para informar sobre várias situações, desde reclamar de uma carta extraviada à subscrição de certificados de aforro».

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Num serviço anunciado com tratamento especial e controlo individual, só uma estação detectou as diferenças entre o envelope e o talão de registo.

Confrontados ainda com um talão sem a opção de envio assinalada, «a maioria dos funcionários não perguntou qual a pretendida e escolheu sem ouvir o cliente», diz a DECO. Também o fax apresentado aos balcões podia ser enviado apenas na folha de transmissão, 40 cêntimos mais barato, mas só 35 funcionários alertaram.

Maus horários

«Mais de meia hora à espera ao balcão e horários pouco convenientes em muitas estações são outros sinais de degradação do serviço». A DECO já lançou o alerta à Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom), ao Ministério da Economia e da Inovação e à Secretaria de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor.

Até ao momento, «a Anacom não pode permitir que o desrespeito dos níveis de qualidade que os CTT são obrigados a cumprir, como aconteceu em 2006, seja corrigido com medidas como a oferta de envelopes pré-franquiados», dizem.

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«Só a penalização pelos preços dos serviços exclusivos dos CTT pode beneficiar todos os consumidores», acrescentam.

Com a liberalização total do sector até ao final de 2010 e a possível entrada de novos operadores, a DECO apela ao Governo para garantir «a manutenção do serviço postal universal, com qualidade, a preços acessíveis» a todos os pontos do país.

O desafio para os CTT está em «adaptar e melhorar já o serviço, a começar pelos balcões, formação dos funcionários, horários mais convenientes e redução dos tempos de espera» aconselha a DECO.

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