Já fez LIKE no TVI Notícias?

A maior e mais pesada cobra já vista?

Descoberta na floresta da Amazónia uma nova espécie de cobra gigante

Uma equipa de cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, deslocou-se à floresta Amazónia equatoriana a convite do povo Waorani, para capturar exemplares da anaconda verde do norte (Eunectes akayima), até aqui não documentada. Os cientistas acreditam que esta nova espécie de cobra pode ter até 7,5 metros e pesar cerca de 500 kg, o que a torna a maior e mais pesada cobra já conhecida no mundo.

A espécie foi encontrada pelo povo Waorani durante as filmagens da série da National Geographic "Pole to Pole", com Will Smith.

PUB

As anacondas são cobras gigantes e não venenosas que se encontram dentro ou perto da água em partes quentes da América do Sul. Até agora eram conhecidas quatro espécies de anacondas, sendo que a maior delas – a anaconda verde – habita partes tropicais da América do Sul, como as bacias dos rios Amazonas, Orinoco e Essequibo. São conhecidas pela sua velocidade e capacidade de tirar a vida das presas, enrolando-se, asfixiando-as e engolindo-as inteiras.

Um estudo recém-publicado descobriu agora que a anaconda verde pode ser de duas espécies diferentes. Os cientistas que trabalham com o povo indígena Waorani capturaram e estudaram vários exemplares da recém-nomeada anaconda verde do norte (Eunectes akayima) na região de Bameno, no território Baihuaeri Waorani, na Amazónia equatoriana.

A equipa juntou-se  aos caçadores numa expedição de dez dias pelo sistema fluvial da região para “encontrar várias anacondas nas águas rasas, à espreita de uma presa”, explicou Bryan Fry, biólogo de a Universidade de Queensland e líder da equipa, num comunicado citado pela CNN Internacional.

PUB

Últimas