Já fez LIKE no TVI Notícias?

«É essencial» harmonizar políticas de imigração

Disse António Guterres, sublinhando a necessidade de oportunidades de legalização

O Alto-comissário das Nações Unidas para os Refugiados, António Guterres, defendeu esta segunda-feira, em Lisboa, a harmonização das políticas de imigração nos países da União Europeia, sublinhando a necessidade de existir um número significativo de oportunidades de legalização, noticia a Lusa.

«A harmonização de políticas é essencial para gerir os fluxos», afirmou António Guterres, em declarações aos jornalistas à margem da conferência dos presidentes das comissões parlamentares de Justiça e Assuntos Internos dos parlamentos da União Europeia, que decorre na Assembleia da República.

PUB

Recordando que existem cada vez «mais e mais fluxos de imigrantes refugiados», o ex-primeiro-ministro defendeu igualmente a existência de um «número significativo de oportunidades legais de imigração».

«Os mercados funcionam: legalmente quando é possível, ilegalmente quando é necessário», sublinhou.

Por isso, acrescentou, «se não houver um número significativo de oportunidades legais criam-se condições para fazer com que os traficantes possam fazer fortuna à custa da desgraça alheia».

«Não é possível que diferentes países tenham políticas tão diversas de asilo»

Questionado sobre a situação dos refugiados iraquianos que têm chegado à Europa, António Guterres insistiu na necessidade da definição de «regras comuns» em todos os países da União Europeia.

Essas regras comuns permitiriam, segundo António Guterres, acabar com a situação que se vive hoje em dia em relação aos refugiados iraquianos, com países como a Suécia e a Holanda a aceitar a sua entrada e outro país europeu, que não especificou, a não permitir a entrada de um único cidadão proveniente do Iraque.

«Não é possível que diferentes países tenham políticas tão diversas de asilo», considerou.

PUB

Últimas