Já fez LIKE no TVI Notícias?

Fraude nos EUA: Morgan Stanley, JP Morgan e Wachovia investigados

Relacionados

Bancos estarão a vender ARS aos clientes de forma enganosa, ocultando os riscos do investimento

As autoridades norte-americanas estão a investigar a possível existência de fraude na venda de ARS (auction-rate securities). Segundo está a avançar a imprensa norte-americana, entre os bancos na mira das autoridades estão a Morgan Stanley, o JP Morgan e o Wachovia.

O mercado de ARS entrou em colapso no passado mês de Fevereiro fazendo com que muitos investidores registassem perdas milionárias. As autoridades suspeitam que algumas instituições tenham vendido este tipo de produtos aos seus clientes de forma enganosa, apresentando-os como sendo investimentos seguros, que permitem obter determinados rendimentos a curto prazo, ocultando que os mesmos estão sujeitos a um risco elevado e crescente.

PUB

Investigações anteriores recaíram sobre o suíço UBS, que acabou por se comprometer a devolver cerca de 11 mil milhões de dólares (cerca de 7,5 mil milhões de euros) a 40 mil clientes que tinha feito investir em ARS nos Estados Unidos. Mais do que devolver este dinheiro, o UBS foi condenado a uma multa de 150 milhões de dólares (cerca de 100 milhões de euros).

O Citigroup tinha também sido escrutinado no âmbito das mesmas investigações e obrigado a pagar uma multa de 100 milhões de dólares (mais de 60 milhões de euros) e a recomprar activos financeiros aos seus clientes no valor de 7 mil milhões de dólares (quase 5 mil milhões de euros).

Entretanto, a Morgan Stanley anunciou já esta terça-feira que vai recomprar aos seus clientes activos relacionados com ARS no valor de 4.500 milhões de dólares (3 mil milhões de euros).

PUB

Relacionados

Últimas