Já fez LIKE no TVI Notícias?

Serralves: Rauschenberg estreia-se em Portugal

Museu expõe pela primeira vez no nosso país obras de Robert Rauschenberg do período 1970/76

O Museu de Arte Contemporânea de Serralves inaugura, dia 26, a exposição «Em viagem 70/76» («Travelling 70/76»), do artista norte-americano Robert Rauschenberg, que estará presente na inauguração, noticiou a Lusa.

Esta será a primeira grande apresentação em Portugal da obra de Rauschenberg, um dos artistas mais relevantes na história da arte do último meio século.

PUB

Actualmente com 82 anos, Rauschenberg viajará dos Estados Unidos até ao Porto para estar presente na inauguração da exposição, apesar das graves limitações de saúde que o afectam, o que constituirá por si só um acontecimento.

Robert Rauschenberg é um artista com um percurso único, tendo na sua carreira galardões invulgares, nomeadamente o Grammy que ganhou pela criação da capa do álbum «Speaking in Tongues», dos «Talking Heads» (1983).

Foi também o único artista convidado pela revista Time para criar a capa de uma das suas edições, assim como um dos criadores seleccionados pela NASA para ter uma obra sua na Lua.

Sendo um dos artistas mais reconhecidos do nosso tempo, a obra de Robert Rauschenberg tem desafiado gerações sucessivas de novos públicos ao longo do último meio século, tendo usufruído de importantes momentos de consagração mundial.

Entre esses momentos, destacam-se a atribuição do Leão de Ouro, na Bienal de Veneza de 1964, que o tornou no primeiro artista americano a receber esta distinção, assim como a importante exposição que reuniu recentemente, entre 2006 e 2007, as suas «combine paintings» em museus como o Metropolitan Museum of Art (Nova Iorque), o Museu de Arte Contemporânea de Los Angeles, o Centro Georges Pompidou, em Paris e o Moderna Museet, em Estocolmo.

PUB

Da obra de Rauschenberg dizem os historiadores de arte que «abriu possibilidades revolucionárias para a concepção e a realização da obra de arte, suscitando novas possibilidades entre a pintura e a escultura e entre a performance e o objecto».

A exposição, que será apresentada no Museu de Serralves, é comissariada por Mirta d'Argenzio e reúne 65 trabalhos realizados entre 1970 e 1976.

A exposição é aguardada com grande expectativa porque, apesar da fama de Robert Rauschenberg e das numerosas exposições retrospectivas onde a sua obra tem sido apresentada, o período que agora será exposto é um dos menos conhecidos pelo público.

PUB

Últimas