Já fez LIKE no TVI Notícias?

Danone: iogurtes sem substâncias perigosas

Substância proibida foi detectada em iogurtes na Roménia

A Danone Portugal garantiu esta quinta-feira que os produtos com a sua marca presentes no mercado nacional não contêm a goma de guar, um espessante proibido na União Europeia detectado em produtos da multinacional à venda na Roménia.

Em declarações à agência Lusa, uma fonte da empresa disse que «esta situação não afecta os produtos fabricados pela Danone Portugal, que não utiliza a goma de guar» nos alimentos que produz.

PUB

Por outro lado, «a Danone Portugal não importa qualquer produto da Danone Roménia», acrescentou a fonte da empresa.

Na quarta-feira, as autoridades romenas retiraram do mercado um lote de iogurte de frutas da marca Danone suspeito de ter o espessante goma de guar, proibido na União Europeia, mas, em Portugal, as autoridades não receberam qualquer notificação.

Recorde-se que no início deste mês, foram retirados do mercado português lotes de queijo fresco com frutos para crianças Suissinho Yoco, da multinacional Nestlé, também por se suspeitar que continham na sua composição aquele aditivo.

Recentemente, as autoridades europeias descobriram que o espesante goma de guar está contaminado com dioxinas e pesticidas, embora em quantidades residuais, estando a ser retirados do mercado todos os alimentos com aquele aditivo.

Na Roménia, a Autoridade Nacional para a Segurança Alimentar - ANSVSA, anunciou ter ordenado a retirada do circuito comercial de lotes de iogurte de frutas da Danone depois de ter recebido uma notificação da Comissão Europeia nesse sentido.

«Em Portugal não recebemos nenhuma notificação sobre a Danone», afirmou na quarta-feira à agência Lusa Manuel Laje, da ASAE - Autoridade de Segurança Alimentar e Económica.

PUB

Últimas