Já fez LIKE no TVI Notícias?

Assaltos a bancos aumentam

Ladrões andam armados e não hesitam em agredir funcionários para conseguir o dinheiro. Em dois meses registaram-se quatro assaltos. Em duas situações fizeram reféns durante várias horas

O assalto desta quarta-feira à agência do BES, em Setúbal, foi o quarto dos últimos meses. No dia 17 de Agosto, três homens, dois deles armados, assaltaram a agência da Caixa Geral de Depósitos da Trofa, fugindo depois num automóvel que viriam a incendiar em Vila do Conde.

Dois dos assaltantes entraram nas instalações armados de revólver e ordenaram a todos os presentes que se encostassem ao balcão. Um terceiro homem entrou nas instalações com uma mochila contendo várias sacas para recolha do dinheiro.

PUB

Além de levarem todo o dinheiro em posse do caixa, os assaltantes ordenaram também a abertura do terminal ATM (Multibanco) e do cofre, dotado de sistema retardador, levando os montantes ali guardados.

O grupo ordenou ao gerente que o acompanhasse até à viatura em que viria a fugir, com matrículas falsas e que duas horas após o assalto apareceu queimada na freguesia de Árvore, concelho de Vila do Conde.

Assalto com armas de plástico

No dia seguinte, um assaltante manteve quatro reféns durante um assalto a uma dependência do banco Santander, em Almada, utilizando duas armas de plástico.

O homem vinha a sair do banco com uma mochila com dinheiro, mas, ao avistar a polícia, chamada por uma testemunha, voltou a entrar. Foi nessa altura que o indivíduo, de 34 anos e residente no concelho de Almada, fez reféns os quatro funcionários do banco, entre os quais o gerente.

A polícia isolou o local e encetou negociações com o suspeito, via telemóvel, operação que contou com a participação da Polícia Judiciária (PJ). Três dos funcionários foram saindo das instalações ao longo da tarde, mantendo-se no interior o gerente, até ao final do assalto.

PUB

O sequestro terminou quando dois negociadores, um da PSP e outro da PJ, entraram no banco, dominaram o suspeito e procederam à detenção, percebendo então que as armas, utilizadas para ameaçar os reféns, eram de plástico.

O assaltante foi presente a tribunal e vai aguardar julgamento em prisão preventiva.

Agredriram funcionário com uma arma

No dia 27 de Setembro três homens armados entraram na agência do Millennium BCP na Quinta Grande, Alfragide, agrediram o funcionário com coronhada na cabeça, que lhes entregou todo o dinheiro da caixa.

Dentro das instalações estavam entre cinco a oito pessoas na altura do crime. Uma testemunha ainda deu o alerta, mas quando a PSP chegou já os três suspeitos tinham fugido.

Ladrões chegaram atrasados

O número de assaltos a bancos só não é maior porque no dia 27 de Agosto, quatro assaltantes se atrasaram e não conseguiram concretizar o crime. Quando tentaram entrar na agência da Caixa Agrícola, em Biscaínho, nos arredores de Coruche, as portas já estavam fechadas. Os ladrões ainda tentaram a sua sorte, disparando 12 tiros de pistola-metralhadora Uzi contra a porta principal. A porta, à prova de bala, aguentou o embate, impedindo a entrada dos assaltantes. No entanto, quatro balas conseguiram furar o vidro, mas não feriram ninguém.

PUB

Percebendo que o assalto já não seria possível, os quatro homens voltaram para o Fiat Uno e fugiram a alta velocidade.

Assaltos a subir

Os assaltos a instituições bancárias estão a registar uma tendência de subida nas zonas urbanas em relação ao registado no ano anterior. No entanto, ao contrário de anos anteriores, a PSP recusa-se a fornecer os dados que permitem avaliar a dimensão do fenómeno.

A GNR por seu lado revela que no primeiro semestre deste ano registou 15 assaltos a instituições bancárias, contra 31 nos primeiros seis meses do ano passado. Os distritos com mais assaltos são Faro, Lisboa, Setúbal e Aveiro.

A Polícia Judiciária já adiantou que a criminalidade violenta, na qual se inserem os assaltos a bancos, subiu 30 por cento no primeiro semestre. De 2005 para 2006 os assaltos a instituições bancárias subiram 53 por cento, segundo os dados do Relatório de Segurança Interna.

PUB

Últimas