Já fez LIKE no TVI Notícias?

Porque o Natal é para todos

Com a chegada do frio, as instituições que apoiam os mais carenciados desdobram-se em pedidos e em campanhas. Precisam de comida, agasalhos, medicamentos e artigos de higiene. Saiba como ajudar

Trabalham todo o ano para ajudar os que mais precisam, mas é na época natalícia que desenvolvem mais campanhas, devido à chegada do frio e ao espírito de solidariedade que envolve os portugueses nesta altura.

O PortugalDiário falou com a Associação Sol, a Ajuda de berço e a AMI para saber o que é preciso nesta altura do ano.

PUB

Associação Sol

A Associação Sol já conta com 14 anos de existência e presta assistência a crianças infectadas com o vírus HIV. Tem 30 crianças ao seu cuidado, com idades compreendidas entre os 3 e os 17 anos, e as carências são muitas.

Segundo a associação, os bens mais necessários são os alimentos, como o leite, a manteiga, as papas e as bolachas (de água e sal e Maria). O único alimento proibido é o chocolate, devido à doença e à medicação que as crianças tomam.

Os produtos de higiene também fazem falta, especialmente o champô, o gel de banho e os amaciadores para o cabelo, pois é difícil pentear algumas crianças sem eles. As roupas e fraldas também são pedidos, nomeadamente roupas para crianças entre os dois e os quatro anos e fraldas nos tamanhos 4, 5, 6. Os brinquedos também são bem-vindos nesta quadra, assim como artigos escolares (marcadores, lápis, canetas, borrachas, cartolinas, lápis de cor e quadros acrílicos para desenhar), pois todas as crianças andam na escola.

PUB

As doações podem ser entregues na sede da Associação, na Rua Pedro Calmon, n.º 29, em Lisboa. Se preferir fazer um donativo, pode fazê-lo através da página oficial.

Ajuda de Berço

A Ajuda de Berço existe desde 1998 e ajuda crianças dos 0 aos 3 anos, que se encontram em situações de risco. Todos os meses publicam no site uma lista com os bens de maior necessidade, em que destacam os que são mesmo imprescindíveis.

Este mês, os mais necessários são os produtos alimentares (Bledines, azeite, óleo, e iogurtes), produtos de higiene (guardanapos, papel higiénico, rolos de papel de cozinha, detergente da loiça, detergente da roupa, amaciador da roupa, amaciadores, toalhitas e fraldas a partir de 15 quilos) e os produtos farmacêuticos (Motiliumm, Atrovente Ampolas, Atrovente inalador, Brisovente inalador, Clamoxil 500, Clavamox Dt, Cicalfat creme Aven, Dactarim Gel Oral, Compressas, Água Oxigenada Ferum, Ventilam solução respiratória, Pulmicort inalador, Tonimer Gel, Cremes hidratantes para assaduras, Actifed, Betadine, Dactaim Creme e Algodão).

PUB

Se quiser contribuir, pode entregar os seus donativos na sede da Ajuda de Berço, que fica na Avenida de Ceuta, n.º 51, em Lisboa, a qualquer hora ou dia da semana.

Pode também inscrever-se como associado [quota (mínimo anual) - 29,93 euros + Jóia de 9,98 euros], enviar um donativo extraordinário (dedutível no IRS), ou telefonar para o 760 300 410 (chamada com um custo de 0,60 cêntimos + IVA).

AMI - Assistência Médica Internacional

A Ami não se dedica apenas às crianças, auxiliando quem precisa, em Portugal e fora dele.

Nesta altura do ano, os bens mais necessários são os produtos de higiene e limpeza, as fraldas para crianças e os alimentos não perecíveis. «O bacalhau e o azeite também são necessários para confecionar a refeição de Natal nos centros Porta Amiga», segundo Paulo Cavaleiro, assessor de imprensa da AMI.

Paulo adverte, ainda, que as roupas não são necessárias, ao contrário do que se possa pensar. «É um pequeno drama», diz. «Já temos demasiadas doações de roupa, às quais estamos a ter dificuldade em dar vazão».

Pode contribuir para a AMI das mais variadas formas, explicadas na página de donativos da organização.

PUB

Últimas