Já fez LIKE no TVI Notícias?

Televisões assinam acordo para classificação de programas

Relacionados

As três estações de televisão portuguesas, RTP, SIC e TVI, assinaram esta quarta-feira um acordo para a classificação de conteúdos com recomendação etária de visionamento dos seus programas.

Este acordo foi celebrado no âmbito do objectivo já anunciado para a auto-regulação das estações, assinado pelo director de programas da RTP, Nuno Santos, pelo director de programas da SIC, Francisco Penim e pelo director-geral da TVI, José Eduardo Moniz.

«Este é um acto de maturidade das televisões, independentemente de todas as interpretações que possam ser feitas do documento aqui assinado. O que fica aqui claro é uma enorme consciência da responsabilidade das três televisões», afirmou José Eduardo Moniz, ao abrir a conferência de imprensa.

PUB

Já Nuno Santos adiantou, que «para os três operadores, o facto desta nossa iniciativa, que tem menos de 24 horas, ter mobilizado tantos jornalistas, é um sinal da importância do acto que se vai passar. As estações têm um papel responsável, mas também convergente».

Já o director da estação de Carnaxide, Francisco Penim, referiu que o acordo firmado «é um trabalho sério e histórico. Estou convicto que é um passo para várias iniciativas no futuro de trabalharmos em conjunto. Este documento final é um sinal de que o entendimento é possível».

Desta forma, este acordo visa o «estabelecimento de quadros de escalões» de públicos.

A classificação de cada programa será agora executada por uma comissão multidisciplinar interna, guiada pela observação de oito critérios definidos a partir de duas variáveis: o comportamento social e os temas de conflito.

Sobre futuras ideias conjuntas, já projectadas, os responsáveis disseram que ainda não existem. No entanto, Nuno Santos ressalvou que, tal como fizeram com este primeiro acordo, cujas negociações se iniciaram no princípio do ano e só agora foram anunciadas, também não vão antecipar outros detalhes.

PUB

Relacionados

Últimas