Já fez LIKE no TVI Notícias?

General Motors vai declarar hoje falência

Relacionados

Fabricante norte-americana fica em 60% nas mãos do Estado

A gigante automóvel, General Motors, vai apresentar esta segunda-feira o pedido de declaração de falência. As autoridades norte-americanas querem criar uma empresa mais pequena e com menos marcas.

Ao todo, a fabricante deverá receber do Executivo da maior economia do mundo 30 mil milhões de dólares (21.200 milhões de euros).

PUB

O Governo norte-americano vai ficar com 60% do capital da empresa totalmente reestruturada, enquanto 12% das acções vão para o Governo canadiano, que vai emprestar 9,5 mil milhões de dólares à construtora. Além disso, a General Motors deverá fechar 11 fábricas e inactivar mais três.

«É um novo começo, um renascimento, uma nova General Motors. Ainda está muito sofrimento para vir, mas estou confiante em que isto é de longe melhor do que a alternativa», disse o senador Carl Levin, citado pela AP.

O presidente norte-americano, Barack Obama deverá fazer o anúncio de apoio à reestruturação da fabricante às 12h00 desta segunda-feira, na Casa Branca, tal como aconteceu, em Abril, com a Chrysler.

Também o presidente da GM, Fritz Henderson, dará uma conferência de imprensa em Nova Iorque, a seguir à intervenção de Barack Obama.

«Se tudo correr bem a GM reaparecerá como uma empresa mais magra, com menos força de trabalho e menos unidades industriais, mas mantendo as suas marcas de bandeira: Chevrolet, Cadillac, Buick e GMC».

A administração de Obama prevê que o processo para criar a nova empresa dure entre 60 a 90 dias.

PUB

Relacionados

Últimas