Já fez LIKE no TVI Notícias?

Para compensar a pegada ecológica

Circuito de Vila Real vai plantar cinco árvores por cada piloto participante

A organização do Circuito Automóvel de Vila Real anunciou a plantação de cerca de mil árvores, entre 14 e 21 de Abril, uma iniciativa que resulta do compromisso ambiental assumido após o regresso das corridas àquela cidade.

O Clube Automóvel de Vila Real (CAVR) e a autarquia local realizaram, em Outubro, o «40º Circuito Automóvel Dolce Vita de Vila Real», que marcou o regresso das corridas de automóvel à cidade transmontana.

PUB

Estas tinham sido interrompidas, em 1991, devido a um acidente que provocou a morte a três pessoas.

O vice-presidente da Câmara de Vila Real, Domingos Madeira Pinto, disse que o compromisso ambiental vai ser cumprido no decorrer da Semana da Juventude, que a autarquia promove entre os dias 14 e 21 deste mês.

O autarca salientou que vão ser plantadas mil árvores na zona da Mão do Homem, em Escariz, com a colaboração dos alunos de várias escolas.

De acordo com o responsável, serão plantadas cinco árvores por cada piloto participante para compensar a libertação de gases poluentes (CO2).

Porque a iniciativa estava inicialmente prevista para 21 de Março, Dia da Árvore, o núcleo da Quercus de Vila Real solicitou à organização informações sobre o cumprimento deste compromisso ambiental.

A Quercus disponibilizou-se ainda para colaborar com o CAVR em formas de compensação ambiental do circuito, que poderiam, por exemplo, resultar na criação de um novo espaço verde urbano em Vila Real.

PUB

A associação ambiental sugeriu também a inclusão nas actividades do CAVR a demonstração de viaturas ecológicas, com locomoção gerada por fontes renováveis de energia.

As emoções da grande velocidade regressam a Vila Real nos dias 21 e 22 de Junho, provas que estão inseridas das Festas da Cidade.

Este ano vão continuar a realizar-se apenas provas a contar para os campeonatos nacionais, mas já está prevista a presença de inspectores da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), que vão avaliar todas as questões relacionadas com a segurança, para que a pista seja certificada para provas internacionais, que queremos realizar em 2009.

Segundo Madeira Pinto, as corridas «vão manter alguns compromissos na áreas ambiental e social».

O autarca adiantou ainda que, em breve, será conhecido o vencedor do concurso para o cartaz e que, em Abril, será realizada a primeira reunião com os moradores na zona do circuito, assim como terão início os primeiros trabalhos no terreno.

PUB

Últimas