Já fez LIKE no TVI Notícias?

Ford Modelo T comemora centenário (fotos)

Relacionados

Carro firmou bases da produção industrial

Há precisamente 100 anos foi apresentado à sociedade norte-americana o Ford Modelo T, carro que iniciou a revolução do automóvel e firmou as bases da produção industrial moderna no Século XX.

Como recorda a agência «Lusa», apesar do Modelo T ser um carro modesto comparado com os seus contemporâneos, o seu criador e fundador da companhia, com o seu nome, Henry Ford, desenhou-o com grandes ambições.

PUB

Ford concebeu-o como o verdadeiro «carro universal» com a intenção de revolucionar o mundo rural norte-americano, que no princípio do séc. XX continuava ancorado em mulas e caminhos de terra.

Quando o Modelo T foi apresentado, a 1 de Outubro de 1908, custava 825 dólares (586 euros), preço muito inferior aos dos restantes veículos do sector automóvel, então dominado pela marca Buick.

Por aquela quantia, os seus proprietários recebiam um carro sem capota nem portas, com um motor de quatro cilindros que debitava uma potência de 20 cavalos, capaz de alcançar os 70 quilómetros por hora, com um consumo de 13 litros de gasolina em cada 100 quilómetros.

O Modelo T só estava disponível numa cor. O próprio Henry Ford dizia, com humor: «Os clientes podem escolher qualquer cor, desde que seja preto».

Em 1914, a procura era tão elevada que Henry Ford se viu obrigado a mudar a forma como as suas fábricas produziam o automóvel, dando lugar à criação da primeira linha de montagem.

PUB

Sucesso até 1927

Ao mesmo tempo, o preço do carro foi baixando e, em 1925, o Modelo T era de 260 dólares (185 euros).

Por isto, não era de estranhar que as vendas do Modelo T, em 1921, totalizassem mais das registadas a nível mundial.

O sucesso durou até 1927. A concorrência tinha aprendido as lições de Henry Ford e já estava a produzir carros melhores e tão baratos, levando Ford a deixar de fabricar o Modelo T.

Entre 1908 e 1927, foram produzidos cerca de 15 milhões de unidades do Modelo T e actualmente os especialistas calculam que existam ainda entre cem mil e pouco menos de um milhão destes carros.

A Ford, que atravessa a crise mais grave da sua história, juntamente com o resto do sector automóvel norte-americano, afirmou esta quarta-feira que o desfile contará com a presença de 19 Modelos T, em representação dos 19 anos que eTin Lizzie» esteve em produção.

Veja as fotos em cima

PUB

Relacionados

Últimas