Já fez LIKE no TVI Notícias?

Lucros da SAG caem 97% em 2008

Relacionados

SIVA mantém a liderança no mercado de veículos ligeiros de passageiros

Os lucros da SAG caíram 97 por cento para os 1,1 milhões de euros no total do ano de 2008.

Em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa explica que estes lucros de 1,1 milhões de euros, em 2008, comparam com um resultado líquido de 40 milhões, no ano de 2007.

PUB

A afectar esteve «o enquadramento macroeconómico adverso» que incidiu «nos mercados onde a SAG desenvolve as suas actividades, em particular durante o último trimestre do ano».

A empresa liderada por Esmeralda Dourado revelou que o volume de negócios consolidado ascendeu 818 milhões de euros, uma subida de 10,7% em relação a 2007. A ajudar estiveram as contribuições positivas da Siva, da Soauto, da Unidas e da Ecometais.

Também o EBITDA cresceu 16,2% para os 77,2 milhões de euros, face a 2007 e o endividamento líquido consolidado aumentou para 93 milhões de euros, em 2008.

Se for «excluindo o impacto (líquido de impostos) de cerca de 3,5 milhões de euros, que corresponde à provisão para potenciais perdas de valor da frota da Unidas, o resultado consolidado do grupo em 2008 foi de 5,2 milhões de euros, o que representa uma redução de 30,1% em relação ao resultado alcançado no ano anterior (depois de ajustado da modo a excluir o impacto que decorreu da venda, em 2007, da participação detida no Banco Santander Consumer Portugal / Interbanco), revelam.

PUB

Perspectivas para 2009

A SAG diz ainda que a SIVA manteve a liderança no mercado de veículos ligeiros de passageiros, tendo mesmo reforçado a quota de mercado (13,75%).

Quanto às perspectivas para este ano, a empresa defende que as alterações fiscais implementadas no mercado automóvel «vão favorecer o desenvolvimento do volume do mercado de veículos usados».

Garante, ainda, que prosseguirá com «a maximização da eficiência e da rentabilidade em todas as áreas de negócio do grupo» e frisa que num contexto de crise generalizada «entende estar bem posicionada para enfrentar as dificuldades».

SAG cancela pagamento de dividendo

A SAG anunciou, por isso, que decidiu não remunerar os accionistas com um dividendo complementar, depois de ter anunciado lucros que caíram 97%.

A empresa «não irá ser proposta a declaração de dividendos adicionais», referentes ao exercício de 2008.

Recorde-se que em Novembro do ano passado a empresa pagou um dividendo intercalar de 2,02 cêntimos. Esta será a única remuneração em dividendos que os accionistas da empresa recebem referente ao exercício do ano passado.

PUB

Relacionados

Últimas