Já fez LIKE no TVI Notícias?

Greve na British Airways: apenas dois voos entre Londres e Faro

Relacionados

Trajectos tinham sido inicialmente cancelados pela greve

Duas ligações entre Londres e Faro da British Airways inicialmente canceladas por causa da greve foram repostas este domingo à semelhança de outros voos que a administração disse estar a realizar devido à adesão ser menor que esperada. Ainda assim, a maioria das ligações ao Reino Unido foram canceladas, em virtude de uma greve de três dias, que começou ontem, pelos funcionários de cabina da companhia inglesa.

Ligações a Portugal quase todas anuladas

PUB

O voo que parte às 15:30 horas do aeroporto londrino de Gatwick em direção a Faro e a ligação no sentido inverso que sai do Algarve às 19:00 horas estavam inicialmente marcadas no site da transportadora como canceladas, mas entretanto voltaram a surgir como estando programados, de acordo com a Lusa.

O mesmo aconteceu com vários voos de longo curso, nomeadamente com destino aos EUA, Israel e África do Sul, mas todos os restantes voos entre Portugal e o Reino Unido de hoje e segunda feira continuam cancelados.

«Estamos actualmente a repor alguns voos nos próximos dias devido ao número de tripulantes que estão a apresentar-se ao trabalho», justificou a companhia aérea britânica.

Segundo a BA, 52,5 por cento do pessoal de cabina que voa do aeroporto de Heathrow não aderiu à greve, enquanto que em Gatwick 97 por cento das tripulações foram trabalhar.

Já sindicato Unite reivindica 80 por cento de adesão dos seus filiados e aponta para o elevado número de aviões que ficaram em terra por causa da greve.

PUB

Na origem da greve está um plano de redução de custos imposto pela administração, que implicou equipas mais pequenas nos aviões, dispensa de trabalhadores e restrições salariais e que as tripulações contestam.

O conflito laboral alastrou entretanto para a política com o lançamento pelo partido Conservador, líder da oposição, de uma campanha de publicidade onde retrata o primeiro ministro Gordon Brown e o acusa de estar a «tramar» a BA.

O poster, onde Gordon Brown aparece vestido com um uniforme de piloto, pretende chamar a atenção para as ligações do partido Trabalhista aos sindicatos, que contribuem financeiramente para o partido.

A greve das tripulações da British Airways termina na segunda feira mas um novo período de paralisação está programado para entre 27 e 30 de março.

PUB

Relacionados

Últimas