Já fez LIKE no TVI Notícias?

Companhias aéreas devem perder 3,4 mil milhões este ano

Quebra esperada de 5,7% no tráfego de passageiros

As companhias aéreas deverão sofrer perdas de 3,4 mil milhões de euros (4,7 mil milhões de dólares) em 2009, anunciou esta terça-feira a Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA), ao rever em baixa anteriores previsões.

A IATA, que representa 230 companhias, ou seja 93% do tráfego aéreo internacional, à excepção das companhias «low cost», esperava até agora perdas de 1,8 mil milhões de euros (2,5 mil milhões de dólares) em 2009, diz a AFP.

PUB

«O ano de 2009 será o ano mais duro que as companhias aéreas até agora conheceram», considerou o presidente da IATA, Giovanni Bisignani, numa conferência de imprensa em Genebra.

Este ano o tráfego de carga deverá baixar 13% em relação ao ano passado, vítima da queda do comércio mundial, segundo a IATA. Quanto ao tráfego de passageiros, a quebra esperada é de 5,7%.

«A profunda recessão conduz a uma forte baixa do volume de negócios», salienta a associação.

O volume de negócios das companhias aéreas deverá recuar 12% para 343 mil milhões de euros (467 mil milhões de dólares).

Em 2008, os transportadores aéreos perderam 6,2 mil milhões de euros (8,5 mil milhões de dólares), com metade desse montante a registar-se no último trimestre, segundo a associação.

PUB

Últimas